São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seriado

Policial mira relação entre tira e juíza

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos seriados policiais americanos, você se acostumou a ver perseguições incríveis, diálogos entremeados com troca de tiros e investimento raquítico nas histórias pessoais dos protagonistas (ok, talvez "Without a Trace" configure uma exceção). Cansado dos roteiros formulaicos e das resoluções abruptas? Então assista ao francês "Boulevard du Palais" (referência ao endereço do Palácio de Justiça parisiense), cuja nova temporada estréia hoje.
No ar há sete anos no país dos "Bleus", a série acompanha o trabalho da juíza de instrução (responsável por recolher todos os documentos e provas relativos a um crime) Nadia, ao lado do comissário veterano Rovère. O choque de gerações e mentalidades da dupla rende bons momentos.
No episódio de estréia, os dois investigam a morte de uma jovem de 14 anos por estrangulamento. O autor de um célebre crime de características semelhantes é o suspeito primário. Mas, com 90 minutos para se desenvolver a trama, as reviravoltas se empilham, à imagem das dúvidas de Nadia e Rovère.
No texto e na composição de personagens, o programa faz jus à sutileza cortante do cinema francês. Já quando tenta reproduzir os cacoetes das séries americanas (perseguição, corre-corre), "Boulevard" tangencia o risível. O saldo final é bem acima da média. (LUCAS NEVES)

BOULEVARD DU PALAIS
Quando: hoje, às 20h30
Onde: TV5


Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: Sommer volta com a grife Do Estilista
Próximo Texto: Crítica: Capra muda o tom em filme com Cary Grant
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.