São Paulo, segunda-feira, 01 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

DE VOLTA À TERRA

Danilo Verpa/Folha Imagem
O pianista Jovino Santos Neto esteve em SP na semana passada para lançar seu primeiro CD no Brasil, "Alma do Nordeste"

Com cinco CDs lançados nos Estados Unidos e duas indicações ao Grammy como "melhor álbum de jazz latino", o pianista Jovino Santos Neto lança seu primeiro disco no Brasil; inspirado no livro "Alma do Nordeste", escrito por C. Nery Camello, em 1936, Neto percorreu várias cidades de Alagoas, Paraíba e Pernambuco antes de entrar em estúdio.

>>CLONE

Enéas, só o original

O candidato a vereador de SP Enéas Filho (PTN) está tirando o sossego da família do fundador do antigo Prona, Enéas Carneiro, que morreu no ano passado. É que o "clone" não é, como parece, filho do ex-deputado. A ex-mulher do Enéas "original", Adriana Lorandi, subprocuradora do Ministério Público Militar, diz que vai processar o candidato e pedir ao PR, partido que abrigava Enéas quando ele morreu, que tente um direito de resposta no horário eleitoral do PTN.

 

FOLHA - Que medida vai tomar?
ADRIANA LORANDI-
Olha, eu fiquei indignada. Moro em Brasília, minha filha no Rio, eu nem estava sabendo disso. Vim ao Ministério Público de SP e vi que já estão tomando as providências para tirá-lo do ar e fazer com que ele se apresente de outra maneira na TV, esclarecendo a verdade. Minha filha vai entrar com todo tipo de ação possível para tirar esse camarada do ar, processar por danos morais. E vou falar com o PR para que peçam direito de resposta no horário eleitoral desse Enéas aí.

FOLHA - Isso já tinha acontecido?
ADRIANA -
O pai dele já fez isso quando Enéas era vivo: alterou o nome para incluir Enéas, mas o meu Enéas conseguiu impugnar a candidatura dele. E agora vem o filho também. Ele usa de tudo para se fazer passar por filho do doutor Enéas, com certeza, de má-fé. Usa o tom de voz, o jeito, dizendo que vai continuar o trabalho do pai, é para induzir o eleitor ao erro.

FOLHA - A senhora o procurou?
ADRIANA -
Pensei até em ligar para ele, mas não vai adiantar. Ele esperou o Enéas morrer para entrar como filho. E ainda um filho que seria adulterino, né? Porque o Enéas tem três filhas mulheres e nenhuma delas tem nada a ver com política. Se eu o encontrasse, diria a ele que tá começando muito mal na vida. Ai, olha, eu nem sei o que eu diria, viu?

 

A resposta do partido de Enéas Filho, o PTN, é que o candidato não está infringindo leis eleitorais e que na campanha ele não especifica de qual Enéas diz ser filho.

A fila não anda
O Ministério Público está exigindo que a Nossa Caixa contrate 203 advogados que, aprovados em um concurso de 2005, não foram absorvidos pelo banco público do Estado de SP. A promotoria também contesta que a estatal entregue alguns serviços a escritórios de advocacia, em vez de absorver os concursados, e ameaçou entrar com ação de improbidade administrativa contra o presidente da instituição, Milton Luiz de Melo Santos.

A FILA ANDA
O presidente da Nossa Caixa diz que o concurso de 2005 iria preencher 24 vagas e que isso foi informado no edital. "Vamos convocando conforme a necessidade. Dos 360 aprovados, 96 já foram contratados", completa. Santos conta que o banco contrata escritórios "dentro da lei", para acompanhar os processos que correm fora da cidade de SP. O dirigente deve levar a questão dos 203 advogados não convocados para o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado, que delibera sobre todas as contratações das estatais.

BOI NA LINHA
Ao perceber que o celular que encontrara continha toda a agenda da Sociedade de Cultura Artística, um jovem espertinho ligou para o dono do telefone, Paulo Calux, pedindo resgate pelo aparelho. Calux, que é administrador do teatro que pegou fogo no mês passado, acionou a polícia. O celular seqüestrado foi resgatado sem que nada fosse pago.

MUDANÇA PARCIAL
A carreira de Maria Rita deixa de ser gerenciada pela Warner e vai para a Trama, gravadora de seu irmão, João Marcello Bôscoli. Os discos da filha de Elis Regina continuarão a ser gravados e distribuídos pela multinacional.

SEXO NO PISANTE
As Havaianas negociavam estampar suas sandálias com desenhos do ilustrador Carlos Zéfiro. O produto seria lançado no Dia dos Namorados de 2009, na Europa. Mas a conversa empacou. A dona dos direitos das obras de Zéfiro, Adda Guimarães, diz que se sentiu ofendida com a oferta de R$ 2.500, valor que a agência Almap BBDO alegou ter pago a cartunistas em outra edição especial. Adda exigia que o produto fosse lançado também no Brasil, mas a Alpargatas, dona das Havaianas, se recusou. A empresa diz que a negociação naufragou por "discordâncias contratuais".

FILME PRONTO
O cineasta Domingos Oliveira enviou manifesto à Agência Nacional do Cinema pedindo a criação de nova lei de incentivo. Propõe "o edital do filme pronto", que arrecadaria dinheiro para financiar apenas a finalização e lançamento das obras.

 

"O cineasta brasileiro é antes de tudo um forte. Um artista fortemente frustrado, faz um filme de três em três anos, quando em geral já perdeu a vontade de fazê-lo (...). As cartas do mercado estão marcadas. O cineasta brasileiro precisa dos patrocínios como um bebê do leite da mãe", escreve.

BOA NOVA
"Ainda em estado de choque", como diz, com as críticas feitas pela imprensa de São Paulo ao show de Roberto Carlos e Caetano Veloso, que dirigiu, Monique Gardenberg diz que recebeu uma notícia "redentora" há alguns dias: o escritor israelense Amos Oz deu a ela o sinal verde para adaptar "A Caixa Preta", livro que fala de intolerância, para o cinema.

MODELO
Carolina Larriera, viúva do diplomata Sérgio Vieira de Mello, está organizando a criação de um centro de formação de líderes, no Rio. O projeto, que deverá ser lançado em outubro, selecionará jovens "com potencial de aprendizado" que terão nomes de reconhecimento internacional como tutores. Entre os mentores que já aderiram à causa estão o procurador do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno-Ocampo, José Ramos-Horta, presidente do Timor Leste, e o Prêmio Nobel sul-africano Desmond Tutu.

RODADA
Roger Agnelli, da Vale, desembarca em Nova York no dia 6 de outubro para falar sobre a empresa para platéia de cem analistas e jornalistas dos EUA.
 

No dia 13, chega a Londres com missão parecida.

PRONTO PARA O "BBB"
Um certo Maicon Alves dos Santos disparou e-mail para mais de 400 jornalistas se apresentando como candidato ao "Big Brother Brasil 9" e se oferecendo para entrevistas. No texto, diz que pode levar "interterimento" [sic] e intrigas à casa do reality show e que o prêmio de R$ 1 milhão realizará o sonho de seus pais, que "lutaram uma vida inteira para conseguir instabilidade [sic] financeira para a família".

CURTO-CIRCUITO

A LIVRARIA DA VILA faz mesa-redonda sobre história e arquitetura com Paulo Mendes da Rocha e John Monteiro, na quinta-feira, a partir das 19h30, na Vila Madalena.
A BANDA INGLESA McFLY vai fazer show extra no Via Funchal, no dia 8 de outubro. Classificação indicativa: livre.
O CANTOR SERTANEJO Sérgio Reis lança o disco "Coração Estradeiro" na quinta-feira, a partir das 20h, no Villa Country. Classificação indicativa: 18 anos.
O RESTAURANTE Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano, apresenta amanhã, a partir das 19h, show da cantora Déa Trancoso no projeto Saberes do Brasil. Livre.


com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Pauleira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.