São Paulo, segunda-feira, 01 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criadores de "Lost" revelam o nome da ilha

Em entrevista on-line, eles ainda explicam por que "enterraram" Rodrigo Santoro

Próxima temporada da série estréia em fevereiro de 2008 nos Estados Unidos; caixa com a terceira temporada acaba de chegar ao Brasil

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

O nome da ilha é Herbert Jablonski. Michael e Walt voltam a aparecer na quarta temporada. Paulo, personagem encarnado por Rodrigo Santoro, foi enterrado vivo porque os fãs reclamaram que ele só empacava a trama. Charlie está morto.
Essas foram algumas das respostas dadas por Carlton Cuse, produtor-executivo, e Damon Lindelof, co-criador e produtor executivo, da série de TV "Lost", em entrevista coletiva on-line da qual a Folha participou, na última sexta-feira.
O motivo do bate-papo foi o lançamento no Brasil da caixa com a terceira temporada de "Lost", na semana passada. Por isso pouco foi adiantado de como será a quarta temporada, prevista para estrear nos EUA somente em fevereiro de 2008.
Como deixar o expectador cada vez com mais dúvidas é a chave do sucesso de "Lost", muitas das respostas dos produtores devem ser encaradas com um certo pé atrás. Por exemplo, eles não explicaram o porquê do nome da ilha e fizeram piadinhas a todo o tempo. Leia a seguir trechos do chat.  

PERGUNTA - Uma vez que vocês revelaram que um dos segredos da ilha são as viagens no tempo, muitos mistérios passaram a ter uma explicação aceitável. Por que vocês decidiram abrir o jogo agora?
CARLTON CUSE
- Quando a ABC/ Disney nos deu mais 48 episódios para terminar a série, resolvemos que teríamos de usar um jeito novo para contar a história, o que incluiu os "flash forwards". O programa é como um mosaico. Há partes no passado, no presente e agora no futuro. Quando todas as peças se juntarem, a série acaba.

PERGUNTA - Por que vocês criaram os personagens Paulo (Rodrigo Santoro) e Nikki e depois os mataram?
DAMON LINDELOF
- As pessoas queriam saber dos outros sobreviventes, se descobriríamos algo sobre eles. Então decidimos apostar em Nikki/Paulo. Mas, quando as pessoas reclamaram que muito tempo estava sendo gasto com eles e não com os personagens principais, decidimos enterrá-los vivos.

PERGUNTA - Ao revelar o personagem Jacob, a intenção foi oferecer mais respostas ou mais dúvidas?
CUSE
- Se você acha que, ao revelar Jacob nós oferecemos respostas, você faz parte da minoria. Achamos que era importante apresentar Jacob como sendo mais que um nome. Ele será importante na história.

PERGUNTA - Vocês já sabem quem fará o papel de Jacob? Ele já apareceu em algum outro episódio?
CUSE
- Sim, sabemos como Jacob será representado. Preste atenção nesse termo que eu usei. E Jacob nunca apareceu antes do encontro com Locke.

PERGUNTA - Qual foi o personagem mais difícil de matar?
LINDELOF
- Foi incrivelmente difícil dizer adeus a Charlie. Mas sentimos que a temporada precisava terminar com a perda de um dos principais. A repercussão dessa morte vai ecoar na estréia da quarta temporada.

PERGUNTA - Se a contagem dos dias no seriado seguir do mesmo modo que nas primeiras temporadas, Sun não morrerá por causa do de sua gravidez fatal. A não ser que ela morra de outro jeito, ela sobreviverá até o final da série. É isso?
LINDELOF
- Ao final da série, os sobreviventes ainda estariam há menos de cem dias na ilha. Então, sim, sua teoria está certa, mas não se esqueça de que podemos pular para o futuro na nova temporada. Vale tudo.

PERGUNTA - 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Nós saberemos o que esses números significam de verdade?
CUSE
- Nós deveremos explicar o que significam os números 16 e 23. Ainda estamos em conflito sobre desistir de explicar os significados de 4, 8, 15 e 42.

PERGUNTA - A ilha tem um nome?
LINDELOF
- O nome é Herbert Jablonski [a reportagem da Folha perguntou insistentemente o porquê desse nome, mas não foi respondida].

PERGUNTA - Vocês trabalham com físicos para que as teorias de viagem no tempo pareçam plausíveis?
LINDELOF
- Infelizmente os físicos são muito ocupados para resolver os nossos problemas. A maioria das coisas que usamos são profundamente investigadas [tosse-tosse-Wikipedia-tosse] para dar a sensação de autenticidade.


Texto Anterior: Por que ir
Próximo Texto: Temporada sairá em alta definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.