São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novas salas de cinema vão receber descontos

Com menos imposto, custo deve cair 30%

DA ENVIADA A BRASÍLIA

Foi publicada ontem no Diário Oficial da União a Medida Provisória 545, que institui o programa Cinema Perto de Você. A iniciativa, já lançada pelo governo em junho de 2010, prevê a concessão de crédito para financiar salas de cinema pelo país.
Haverá redução de impostos para a instalação desses espaços. Segundo o presidente da Ancine, Manoel Rangel, isso significará um custo de implantação 30% menor para qualquer sala.
O objetivo é a ampliação do mercado de exibição, com foco voltado principalmente à classe C e à regionalização.
O país tem, atualmente, 2.225 salas, sendo cerca de um terço delas concentrado no Estado de São Paulo. Isso representa uma média de 85.723 habitantes por sala.
Desenvolvido em parceria com o BNDES, o programa estima a concessão de R$ 500 milhões em crédito e a construção de 600 salas até 2014.
Já foram inaugurados no Rio dois complexos, com seis salas cada um, seguindo esse financiamento. Segundo Rangel, há outros 60 projetos em análise no BNDES.
O programa também prevê o projeto Cinema da Cidade, voltado para a implantação de salas estatais geridas por entidades privadas em municípios com até 100 mil habitantes e sem nenhum cinema.
Esse braço, no entanto, ainda não decolou: para existir, ele exige a injeção de recursos próprios da União ou obtidos via emendas parlamentares.


Texto Anterior: Seminário pede visão industrial para setor
Próximo Texto: Cinema: Eryk Rocha gera polêmica na França
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.