São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

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MÚSICA

RAP

Dois homens dispararam contra a cabeça de Jam Master Jay anteontem

DJ do Run-DMC é morto a tiros em estúdio em NY

ANDY NEWMAN
DO "NEW YORK TIMES"

Jam Master Jay, o DJ que cuidava dos beats e picapes nas gravações pioneiras do grupo de rap Run-DMC, foi morto a tiros na noite de anteontem em um estúdio de gravação no bairro do Queens, em Nova York.
O DJ, cujo nome real era Jason Mizell, 37, estava em um salão no segundo andar do estúdio quando dois homens entraram, por voltas das 19h30, aparentemente depois de serem autorizados pelo interfone, disse a polícia.
Eles dispararam contra a cabeça de Mizell e feriram a perna de um outro homem que estava com o DJ, fugindo em seguida, disseram as autoridades, sem oferecer explicação para o assassinato.
Mizell morreu no local. A outra vítima dos disparos, Urieco Rincon, 25, estava em condição estável no hospital Mary Immaculate.
Robert Brown, funcionário do estúdio, no Merrick Boulevard, perto da avenida Jamaica, disse que Mizell estava fazendo uma pausa na produção de um disco para o grupo Rusty Waters quando o ataque aconteceu. A polícia disse que havia pelo menos mais quatro pessoas no estúdio, mas só Mizell e Rincon estavam no salão.
"Eles são os nossos Beatles", afirmou Chuck D, fundador do Public Enemy, sobre o Run-DMC. "Isso precisa acabar. Estou cansado de ver essas coisas e digo que não podemos mais viver assim. Era um amigo meu. Sinto que meu coração se partiu", disse o DJ Dr. Dre.
Nos anos 80, o Run-DMC foi o primeiro grupo de rap a se tornar conhecido no mundo da música. As hábeis e divertidas manipulações dos toca-discos por Mizell, um processo conhecido como "scratching", eram parte essencial do som da banda. Run (Joseph Simmons) e DMC (Darryl McDaniels) eram as vozes declamatórias da banda, mas eles sempre descreveram o Run-DMC como parceria igualitária entre os três.
No palco, as precisas acrobacias de Mizell com as batidas e os discos tornaram o Run-DMC um dos melhores espetáculos ao vivo do rap. "Os primeiros scratches que os fãs médios da música pop ouviram foram os de Mizell", diz Bill Adler, autor de "Tougher than Leather: The Rise of Run-DMC".
"O verdadeiro som do hip-hop abriu caminho nos Estados Unidos por meio dos discos do Run-DMC", disse Adler, "e Jay merece boa parte do crédito por isso".
O Run-DMC conquistou o primeiro disco de platina da história do rap com "Raising Hell", de 1986, e o maior sucesso daquele álbum, uma regravação em ritmo de hip hop de "Walk This Way", do grupo de hard rock Aerosmith, foi o primeiro casamento bem sucedido entre rap e rock.
Ao longo da maior parte de sua história, o rap foi criticado por promover a violência, e diversos rappers que elogiavam as virtudes da vida bandida, tais como Tupac Shakur e Notorious B.I.G., morreram assassinados. Mas o Run-DMC e Jam Master Jay, todos membros da classe média em Hollis, Queens, a pouco mais de um quilômetro e meio de onde Mizell foi morto, criaram um rap com consciência social, instando os ouvintes a continuar estudando, combater o preconceito e respeitar uns aos outros.
Quando o Run-DMC se separou, temporariamente, no final dos anos 80, Mizell fundou sua gravadora, a Jam Master Jay Records, que assinou com o bem-sucedido grupo Onyx. O Run-DMC voltou a gravar e recentemente concluiu uma turnê com o Aerosmith e Kid Rock. Miller, assessor de imprensa do grupo, disse que Mizell e McDaniels tocariam ontem em Washington, durante um jogo de basquete do Washington Wizards. McDaniels disse à MTV que a banda estava planejando um novo disco e uma turnê para celebrar o 20º aniversário.


Tradução Paulo Migliacci

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