São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série "O Primo Basílio", de 1988, chega ao DVD

Roteiro aproveita exuberância descritiva do autor português ao criar cenários

Trama baseada no romance de Eça de Queiroz fez grande sucesso na televisão, com Giulia Gam, Tony Ramos e Marília Pêra no elenco

BIA ABRAMO
COLUNISTA DA FOLHA

A minissérie "O Primo Basílio" (1988), recém-lançada em DVD, foi um grande sucesso na TV, quase 10 anos atrás. O romance de 1878 de Eça de Queiroz rendeu uma ótima adaptação, dirigida por Daniel Filho.
Não é para menos: a história do amor adúltero de Luísa, casada com o enfadonho Jorge, pelo primo estróina tem todos os elementos caros à teledramaturgia.
Um tanto de escândalo da ordem burguesa e o fato de a criada Juliana descobrir o adultério e chantagear a moça, configuram uma rede de acontecimentos e intrigas que se prestam bem à ficção seriada. Os roteiristas Gilberto Braga e Leonor Básseres aproveitaram bem a exuberância descritiva do escritor ao recriar ambientes sociais e personagens.
Embora a fidelidade ao texto original não seja nem a única nem a mais desejável virtude para a TV, muitas vezes ela é preferível à facilitação que tenta tornar o texto mais palatável ou mais próximo do espectador moderno. Neste "Primo Basílio", ao contrário, o trabalho de adaptação dá um ritmo televisivo ao romance, sem sacrificar a complexidade da trama.
O grande trunfo da minissérie, entretanto, foi uma certa inflexão contemporânea na construção da personagem Juliana, para a qual contribuiu, e muito, a interpretação excepcional de Marília Pêra. Sua Juliana, amarga de cobiça e inveja, fica numa linha fina da caricatura - justamente para contrastar com a lassidão de espírito que vai tomando conta de Luísa -, mas nunca resvala para a paródia. Ao contrário, adquire uma dimensão ambígua. Marília Pêra brilha mais, mas não sozinha. Giulia Gam, como Luísa, leva a personagem da menina leviana à mulher atormentada com segurança. Tony Ramos, preciso e consistente, faz um Jorge quase trágico.
Uma curiosidade: à época em que foi exibida a minissérie, causou um certo frisson uma cena em que Luisa atinge o orgasmo com sexo oral. Hoje, a cena parece estranhamente lírica e, de certa forma, inocente.


O PRIMO BASÍLIO
Distribuidora:
Globo Marcas
Quanto: R$ 70, em média


Texto Anterior: Teatro e dança: Projeto social promove debates e apresentações
Próximo Texto: Filmes: TCM exibe neste mês seleção de 50 clássicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.