São Paulo, sexta-feira, 02 de janeiro de 2009

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Última Moda

Alcino Leite Neto - ultima.moda@grupofolha.com.br

O livro "Perfumes: The Guide", lançado nos Estados Unidos, reúne críticas de mais de 1.500 fragrâncias

Nas últimas décadas, a enologia e a apreciação crítica dos vinhos difundiu-se bastante fora dos guetos de especialistas. Além disso, apareceram publicações independentes, que ajudaram a estabelecer uma análise confiável e acessível dos vinhos, aproximando pensamento e paladar -este sentido sempre colocado em segundo plano pela inteligência ocidental.
Mais desprezado ainda que o paladar é o olfato -o que fez com que a arte dos perfumes raramente recebessem grande consideração intelectual. Por isso mesmo, a maioria das pessoas costuma escolher uma fragrância de maneira intuitiva ou por impulso.
Pouca gente, na hora de adquirir um perfume, faz ou segue alguma avaliação crítica do produto. São também raros os críticos na imprensa, e com frequência o consumidor compra gato por lebre, motivado pela forte publicidade da indústria.
Algumas iniciativas demonstram que esta situação pode mudar nos próximos anos. Importantes jornais, como "The New York Times", passaram nos últimos tempos a ter um crítico de perfumes, como têm de literatura ou de cinema.
Sites na internet, feitos por especialistas e amadores do assunto, estão desenvolvendo análises independentes dos perfumes, sem medo de perderem anúncios das empresas. E novos e bons livros começam a surgir, com o objetivo de difundir a arte e a ciência da perfumaria e submeter as fragrâncias à avaliação -como faz "Perfumes: The Guide" (Perfumes: O Guia), de Luca Turin e Tania Sanchez, lançado neste ano nos EUA pela editora Viking (US$ 27,95 -ou R$ 65).
O livro de Turin e Sanchez é polêmico. Ele faz a análise breve, com cotações (de uma a cinco estrelas), de mais de 1.500 perfumes, demolindo vários mitos sem piedade.
Para se ter uma ideia, desta infinidade de fragrâncias, apenas 88 receberam a cotação máxima dos autores. Entre os perfumes com cotação mínima (mais de 200), eles colocam os famosos "Poème" (da Lancôme) e "Very Irrésistible" (da Givenchy). As fragrâncias "Prada" e "Prada Tendre", fetiches de fashionistas, recebem três e duas estrelas, e os autores comentam: "Miuccia Prada é uma genuína visionária da moda, mas ela não mostrar similar talento para perfumes".
Turin e Sanchez buscam ser imparciais e nunca privilegiam uma marca. Dão cinco estrelas e despejam elogios para "Diorella", da Dior, mas não perdoam "Dior Addict", sobre o qual escrevem: "Uma combinação de chocolate barato com floral pesado e dissonante, tem aroma asqueroso por qualquer ângulo que se analise".
Turin trabalha com ciência olfativa, é biofísico, pesquisador do MIT (Massachussetts Institute of Technology) e autor de "The Secret of Scent" (O Segredo do Aroma), entre outros livros. Seu trabalho foi tema de um documentário da BBC. Sanchez é escritora, jornalista e crítica de perfumes. Os dois vivem em Londres.
Das 386 páginas do livro, 315 são dedicadas às minicríticas de perfumes, com as cotações. O restante das páginas traz uma pequena história da perfumaria, ensaios sobre os produtos femininos e masculinos, dicas de uso das fragrâncias e um glossário de termos científicos.
O mais importante do livro, porém, é o modo como os autores buscam desenvolver um vocabulário crítico que seja capaz de analisar algo tão volátil quanto os perfumes, tentando conciliar a linguagem científica (sobre matérias-primas, composição das fragrâncias etc.) com uma apreciação quase "artística" dos aromas.
Fazem isso sem perder o humor nem a irreverência, sobretudo quando tratam do comportamento da indústria, cujo tamanho mundial hoje beira os 15 bilhões (R$ 49 bi) e que eles frequentemente acusam de baratear a criação dos perfumes. Mas avisam: "A era dos perfumes trash, compostos em poucos meses de maneira barata e vendidos com rostos de celebridades, está próxima do fim. Apenas a qualidade pode vencer".


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