São Paulo, sábado, 02 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Claus Lehman
VOO SOLO
Ex-modelo e atual chef do restaurante Maní, Helena Rizzo contou à revista "TAM nas Nuvens" deste mês que se prepara para uma fase solo. Seu marido, o também chef Daniel Redondo, vai se distanciar da cozinha do Maní para tocar o Maní-Oca, espaço para eventos inaugurado pelo casal em novembro.

A céu aberto

O Auditório Ibirapuera está buscando patrocínios para reeditar o Cinema ao Luar, exibição de filmes ao ar livre realizada em julho do ano passado, em São Paulo. Já conseguiu autorização para captar cerca de R$ 1 milhão, via Lei Rouanet.

TRILOGIA MORTAL
A ideia de Pena Schmidt, diretor do auditório, é projetar, em um fim de semana, três filmes sobre música brasileira: "Orfeu do Carnaval" (1959), "Ópera do Malandro" (1986), de Ruy Guerra, e "Coração Vagabundo" (2008), documentário de Fernando Andrade sobre Caetano Veloso.

 

"É uma trilogia mortal da música brasileira clássica", diz.

RECESSO
Depois de ter emendado a novela "A Favorita" com "Caras & Bocas", que termina no dia 8, o ator Ary Fontoura, 76, pretende voltar a trabalhar "só depois da Copa do Mundo", quando planeja estrear uma peça de teatro. "Quero seis meses para esvaziar a cabeça, ir ao médico tranquilo e passear", diz ele. "Durante uma novela, você sente uma culpa desgraçada cada vez que lê um livro ou vai ao teatro, porque isso rouba um tempo em que você deveria estar estudando."

MARÉ NOVA
O cantor Jorge Vercilo trocou a gravadora EMI pela Sony. Lança disco pela nova casa em abril ou maio.

CHANEL NA SAPUCAÍ
A escola de samba Unidos do Porto da Pedra, que apresentará o enredo "Com que Roupa... Eu Vou? Pro Samba que Você Me Convidou" no Carnaval carioca, quer homenagear a francesa Coco Chanel no desfile na Sapucaí. E, para isso, está negociando a participação da atriz Marília Pêra, que interpretou a estilista no teatro. "Espero que dê certo", diz o carnavalesco Paulo Menezes.

COSTANZA EXÓTICA
E a consultora de moda Costanza Pascolato, 70, avisa que de agora em diante vai se divertir mais na hora de montar seus looks. "Não sou alta, não sou jovem e não sou sexy. Vou ser mais exótica", afirma a autora de de livros como "Confidencial - Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver", lançado no ano passado.

 

"Tenho conhecimento para brincar com as roupas e me divertir", diz Costanza.

ANEL
Mayra Dias Gomes, 22, escritora e filha do dramaturgo Dias Gomes, ficou noiva e se casa em janeiro com o músico e ator canadense Coyote Shivers, 44, que já foi casado com Bebe Buell, mãe da atriz Liv Tyler, e com Pauley Perrette, do seriado americano "NCIS".

 

Coyote publicou o pedido de casamento no Twitter da moça, no dia do aniversário dela.

RÉVEILLON PIRATA
O rapper Diddy mandou mensagem aos fãs dizendo que estavam usando seu nome para vender ingressos para festas de Réveillon supostamente promovidas por ele. "Não farei festa de Ano-Novo. Eu estarei em minha casa com a família e os amigos."

 

"Então, se vocês todos ouvirem que eu darei uma festa, é mentira", disse ele, segundo o site Female First.

INVESTIGAÇÃO

"Falhas mecânicas causaram acidentes aéreos"

Assessorado por uma equipe cujas investigações já renderam indenizações milionárias a famílias de vítimas de acidentes aéreos, o advogado americano Steven Marks, do escritório Podhurst Orseck, diz estar convicto de que falhas mecânicas levaram aos dois últimos casos de repercussão nacional: o do voo 3054, da TAM, em Congonhas em 2007, e o do voo 447, da Air France, que caiu no Atlântico em 2009. Contratado por parentes de vítimas do voo 447, ele recebeu a repórter Denise Menchen no escritório BPGM Advogados, no Rio, ao qual está associado neste caso.

 

FOLHA - Qual sua conclusão sobre o acidente da Air France?
STEVEN MARKS - Não há nada conclusivo ainda. Mas estamos certos de que houve algum tipo de problema mecânico catastrófico. Antes da queda, foram enviadas muitas mensagens de alerta. Foi um problema em cascata que estava impedindo a aeronave de voar. As informações de que dispomos até agora indicam que foi um problema de fabricação. Os pilotos não fizeram nada para induzir isso.

FOLHA - O senhor atuou também na defesa de parentes das vítimas da TAM em 2007. A Aeronáutica concluiu as investigações sem apontar de quem foi a culpa. Como avalia esse resultado?
MARKS - As autoridades brasileiras não chegaram nem perto de ter as informações que temos. Um ano antes do acidente da TAM, houve um acidente na Rússia, com a Sibir Airways.
Foi quase uma imagem espelhada do que aconteceu aqui. Os pilotos estavam se aproximando, [a pista] era pequena, estava molhada, e eles tinham um reverso inoperante. Os pilotos, e essa é uma reação natural, quando viram que não iam parar a tempo, acionaram o reverso. Mas, no que não estava funcionando, houve um impulso para a frente e, no que estava funcionando, um impulso reverso, o que fez a aeronave sair da pista. E a Airbus sabia que tinha problemas com o reverso. Mas não alertou os operadores sobre os perigos.

FOLHA - As autoridades brasileiras dizem que pode ter havido erro dos pilotos...
MARKS - Os manetes do reverso são conectados, escravos. Você move um e ambos vão para frente ou para trás. Mas, quando você percebe que está na pista e não vai ter tempo para parar, você tem tempo para desunir os manetes. A Airbus nem mesmo treinou os pilotos para fazer isso. O fabricante sabia há anos desse perigo e não fez nada. Os pilotos estavam lidando com uma situação de emergência, tomando decisões em frações de segundos.

FOLHA - E os aviões continuam voando nessas condições?
MARKS - Não depois da TAM. A Airbus lançou um novo sistema que automaticamente desengata os manetes e previne esse problema. Eles já tinham isso à disposição. Só não usaram.

CURTO-CIRCUITO
O CANTOR SUECO Eagle-Eye Cherry faz show no dia 21, no Via Funchal, na Vila Olímpia. Classificação: 12 anos.
A BANDA Chiclete com Banana se apresenta hoje, às 21h, no ginásio de esportes do Parque Guiabê, no Guarujá. 16 anos.
A FOTÓGRAFA Mila Maluhy expõe na Casa Tostex, em Trancoso, imagens feitas em pontos tradicionais da cidade baiana.
ESTÃO ABERTAS as inscrições para o 5º Encontro de Músicas e Danças Étnicas, que acontece na praia Busca Vida, na Bahia, entre os dias 21 e 25 deste mês.
ACONTECE HOJE a festa pós-Réveillon de Mário Garnero, Laith Pharaon, André Queiroz e Kako Perroy, em Punta del Leste, no Uruguai. O DJ Erick Morillo comandará as picapes.

com ADRIANA KÜCHLER, DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: São Paulo S/A
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.