São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Ilusões do Natal, em fevereiro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

No Telecine Classic o Natal nunca termina. Ainda outro dia, era um filme chato sobre freiras em missão. Hoje, "De Ilusão Também se Vive" (22h), clássico natalino em que um homem contratado para ser Papai Noel de fim de ano num grande magazine acha que é mesmo Papai Noel.
A ilusão atravessa o filme inteiro -e talvez não seja exagerado dizer que é basicamente de ilusão que vive o cinema marcado por Frank Capra, como este filme de George Seaton, em que o maravilhoso cotidiano se revela em situações entre incômodas e desesperadoras. Mas Capra era um pessimista já fora de moda nos prósperos anos 40.
Em 1947, George Seaton abrandava o olhar "capriano". E vamos ao Natal em fevereiro: o Telecine promete que em março começa seu Ano Novo.

TV ABERTA

Um Pirado no Espaço
SBT, 14h30.
(Rocket Man). 97. Direção: Stuart Gillard. Com Harland Williams, Jessica Lundy. Jovem gênio (maluco, como convém ao clichê) é chamado para o primeiro vôo tripulado a Marte. Viagem de oito meses, em que ele, desligado que é, vai aprontar o que não devia em vez de dormir -como devia. Tudo bem, dormimos nós.

A Princesa Prometida
Globo, 15h50.
(The Princess Bride). EUA, 87, 98 min. Direção: Rob Reiner. Com Cary Elwes, Mandy Patinkin. Conto de fadas (e/ou capa-e-espada) sobre princesa forçada a se casar com terrível tirano, mas que ama perdidamente um hoje pirata, disposto a voltar e salvá-la. Adaptação de belo romance de William Goldman, pelo próprio.

Código de Traição
Record, 21h.
(No Code of Conduct). EUA, 98. Direção: Bret Michaels. Com Charlie Sheen, Martin Sheen. A família Sheen não deu muito certo nesta parceria no cinema. Aqui, Martin é um agente que investiga um esquema de tráfico de heroína quando descobre que seu filho, Charlie, também está envolvido e corre perigo de vida.

O Homem sem Sombra
Globo, 22h15.
(Hollow Man). EUA, 2000, 114 min. Direção: Paul Verhoeven. Com Kevin Bacon, Elisabeth Shue. Cientista decide experimentar em si próprio a fórmula da invisibilidade. Experimenta e gosta do poder que adquire. Verhoeven distorce a tradição dos "homens invisíveis" um pouco, para chegar à questão do poder propriamente dito, e o faz bem.

Gigi
Globo, 1h40.
(Gigi). EUA, 58, 116 min. Direção: Vincent Minnelli. Com Leslie Caron, Louis Jourdan, Maurice Chevalier. Gigi é educada para seguir a tradição da família e se tornar uma cortesã de alta classe, mas, ao se apaixonar, causa alvoroço entre seus familiares. Filme escolhido na sessão "Intercine".

Max - Fidelidade Assassina
Globo, 3h45.
(Man's Best Friend). EUA, 93, 97 min. Direção: John Lafia. Com Ally Sheedy, Lance Henriksen. Jornalista consegue libertar Max, cão transformado em cobaia de um cientista. O que o jornalista só saberá a seguir é que Max é resultado de experiência genética e superdotado para essas coisas de morder. Terror sintonizado com a idéia de "super-raças" caninas. Referências pouco animadoras, em todo caso. (IA)


Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Canal USA muda nome e investe US$ 3 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.