São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

ESTILO

Filipe Araújo/Folha Imagem
O arquiteto Marcos Tomanik, 68, acaba de lançar seu primeiro livro, com fotos de casas desenhadas por ele desde 1978


Meu reino por um crédito

Tititi no mundo do design: Marcos Tomanik, um dos mais conhecidos arquitetos de São Paulo, lançou no fim de 2003 o livro "Marcos Tomanik: Arquitetura". O decorador Jorge Elias, igualmente conhecido, não gostou. Ele acha que Tomanik, ao mostrar as casas que criou, deveria ter dado crédito, nas fotos do livro, aos decoradores que nelas colocaram móveis e criaram a ambientação. Elias ameaça recorrer à Justiça. "Ele me deve desculpas", diz.

 

Tomanik diz que não vai polemizar -e também não vai dar crédito a ninguém. "Quantas vezes publicam fotos de decorações em casas feitas por mim, sem nunca colocar meu nome? Nunca reclamei disso", diz. Seu livro, acrescenta, "é de arquitetura, e não de decoração".

DE FORA
Jonathan Haagensen, um dos protagonistas de "Cidade de Deus", sai pela tangente quando o assunto é a indicação do filme para o Oscar -e a não-indicação da co-diretora Katia Lund para o prêmio.
 

"Se ela não estivesse lá, o filme não seria o sucesso que foi. Acho que ela merece crédito pelo que fez, mas prefiro não opinar sobre isso", disse o ator -atualmente no elenco da novela "Da Cor do Pecado".

DE DENTRO
Com dois projetos engatilhados - os documentários "Utopia e Barbárie" e "Milton Santos"-, o cineasta Silvio Tendler festejou, na semana passada, a indicação de "Cidade de Deus" para o Oscar. Ele acha que a "marola" criada ajuda a atrair aliados para a indústria cinematográfica.

INTERVALO
O jornalista Carlos Nascimento, que deixou a TV Globo na sexta, só deve aparecer no vídeo na Band em março. A idéia é que ele cumpra uma quarentena para desvincular um pouco a imagem da emissora carioca.

TRÊS LADOS
O rabino Henry Sobel teve um encontro com o papa João Paulo 2º em Roma, há alguns dias. Foi propor à cúpula da Igreja que faça a mediação no diálogo de judeus e muçulmanos.

CURTO-CIRCUITO

O estilista Fause Haten promove festa amanhã, para comemorar
o encerramento da São Paulo Fashion Week. Vai ser no hotel Hyatt, a partir das 23h, somente para convidados.
É hoje a abertura da exposição "Conexão São Paulo", com obras
de artistas paulistas, no Conjunto Cultural da Caixa, na galeria da av. Paulista, a partir das 19h.
Cristina Putz recebe hoje amigos em sua casa, no Morumbi, para
comemorar seu aniversário.
A quarta edição da revista "S/Nº", de Bob Wolfenson, Helio Hara,
Hélio Rosas e Roberto Cipolla, chega às bancas hoje, com fotos de Deborah Secco, Adriane Galisteu, Fernanda Lima e Ana Beatriz Barros, clicadas por Wolfenson.
O jornalista Julio Preuss lança hoje o livro "Fotografia Digital:
Da Compra da Câmera à Impressão das Fotos", com noite de autógrafos na Fnac do Barra Shopping, no Rio.

JEITINHO
A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, entregou ao relator do projeto de transgênicos, o deputado Renildo Calheiros (PC do B-PE), um documento em que pede mudanças em nove pontos da proposta. A versão final do texto foi feita pelo ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política), quando ainda era deputado.
 

Marina foi mais discreta do que o ministro Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário), que chamou o projeto relatado por Aldo de "aberração".

XERIFES
O governo negocia com o PTB, partido, entre outros, de Luiz Antonio Fleury Filho e Roberto Jefferson, os seguintes cargos: diretorias da Funcef, o fundo de pensão da CEF, diretorias da Petrobras e diretorias em vários órgãos reguladores: Agência Nacional de Saúde, que fiscaliza, por exemplo, os planos de saúde, Agência Nacional de Petróleo e Susep, que regula o mercado de seguros privados.

SEM CELULAR
Demitido pelo presidente Lula pelo telefone celular, o ex-ministro Cristovam Buarque, da Educação, agora anda sem o aparelho.
 

Um dos que tinha ele devolveu ao ministério; o outro quebrou.

A GENTE SE FALA
Entre um desfile e outro na São Paulo Fashion Week, tocou o celular da top Ana Beatriz Barros. Era Jeniffer Lopez convidando-a para a nova campanha de sua grife. As duas ficaram de conversar logo, logo.

MAIS
Vai além de simples campanhas a parceria de Gisele Bündchen com a C&A. A modelo negocia com a empresa o lançamento de sua própria grife de roupas, que deve ser comercializada nas lojas da marca holandesa.

DEVAGAR
Lançadas em outubro no Brasil, as roupas à prova de balas conquistaram seu público, ainda que restrito. Até o final de dezembro foram vendidas 39 peças em São Paulo, no Rio e em algumas cidades do Nordeste. O item mais procurado é uma jaqueta de couro, que custa entre R$ 2.400 e R$ 2.800.


@ - bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME



Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Música erudita: Cultura Artística anuncia preços menores para 2004
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.