São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anthony Rother mostra electro com energia de show de rock

Após tocar no Réveillon de Ipanema, produtor alemão se apresenta no Lov.e

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

A principal razão para ir a um clube de música eletrônica é dançar. Isso muda um pouquinho quando a atração é alguém como Anthony Rother.
As apresentações do produtor alemão costumam ter a energia de um show roqueiro, daqueles que fazem o povo pular e gritar. Ele já mostrou isso algumas vezes no Brasil, como no Skol Beats de 2005 e no Réveillon passado, na praia de Ipanema (para um público de 1,3 milhão de pessoas).
Ainda está na memória o set que fez no Lov.e em setembro de 2006, quando tocou por mais de uma hora e meia, com direito a bis. Ele volta a se apresentar hoje no clube. Rother não é DJ -ele faz apenas live PA (manipula suas faixas ao vivo). Para tanto, utiliza 140 kg de equipamentos, entre sintetizadores, samplers e até um megafone.
"Daria para ter controle sobre tudo isso usando apenas um laptop. Mas ainda acho que o som do hardware analógico é melhor. É uma experiência mais física, mais intuitiva. Ficaria entediado se tocasse com laptop", justifica o alemão.
A música de Rother é enormemente influenciada por Kraftwerk. Suas batidas são secas, robóticas, e fazem constante referência ao passado da eletrônica. Os vocais geralmente vêm por meio de vocoders.
Um de seus discos mais representativos é "Sex with the Machines", lançado em 1997. Além da faixa-título, tem "Love Is for the Hardest People" e "Describe Reality". Seus últimos lançamentos, como "Popkiller" (2004) e "Super Space Model" (2006), são mais pop e carregados nos vocais.
"É um avanço, com certeza", diz ele, sobre "Super Space Model". "As letras são diferentes das de "Popkiller", estão mais profundas, conscientes." Rother vê com bons olhos o atual estágio da eletrônica, em que as divisões entre estilos vêm desabando. "Sou um artista de electro que combina vários elementos com o electro.
Como o tecno, que está bem próximo da house. Parece que tudo na eletrônica está se encontrando, e isso é bom. Há muitos novos artistas surgindo com boas idéias." Amanhã, Rother se apresenta na festa Moo, no Rio, ao lado do sérvio Marko Nastic.


ANTHONY ROTHER
Quando:
hoje, a partir das 23h30
Onde: Lov.e (r. Pequetita, 189, Vila Olímpia; tel. 3044-1613)
Quanto: R$ 80


Texto Anterior: Última Moda - Alcino Leite Neto: O futuro é hoje
Próximo Texto: Série: Programa ensina americano a poupar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.