São Paulo, terça, 2 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coletâneas reverenciam Bambaataa

da Redação

Não há uma coletânea no rap que se atreva a contar a história do gênero sem escalar o hino "Planet Rock", com a qual Afrika Bambaataa e seu Soul Sonic Force fizeram o mundo balançar em 1982.
Dois excelentes documentos em forma de disco, que mostram por que o hip hop vende mais que o rock, chegaram recentemente às lojas dos EUA e da Europa fazendo a devida reverência ao velho Bambaataa.
"Planet Rock" tem seu lugar na coletânea dupla "The Best Hip Hop Anthemz... Ever!", série da gravadora Virgin que é despejada às pencas na Inglaterra, seja qual for o gênero abordado, a preços bacanas e que vendem como cerveja em pub.
Uma conferida no elenco deste "The Best" é suficiente para notar que o nome do álbum duplo não é exagero. Tem de Sugarhill Gang, Mantronix, Public Enemy, Denifition of Sound, Run DMC, Eric B and Rakim e muitos outros bambas.
Já dos EUA chega a brilhante caixa "Tommy Boy's Greatest Beats", com cinco CDs que homenageiam a histórica gravadora nova-iorquina Tommy Boy.
O clássico "Planet Rock", claro, está incluído, como a faixa 1 do disco 1.
O Afrika Bambaataa tem seu nome ainda em "Unity", no dueto com James Brown que pedia fim às guerras de gangues do rap.
A caixa da Tommy Boy traz também grupos como De La Soul, Coolio, Naughty by Nature e House of Pain.
O quinto CD vem com remixes de hinos rap feitos por gente boa da eletrônica, como Dee-Jay Punk Roc e Grooverider. (LÚCIO RIBEIRO)
²


Onde encontrar/encomendar: Florida Laser (tel. 011/223-8359) e Truck's (tel. 011/ 222-6690)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.