São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo livra Globo e mantém 'Laços' livre

Márcio Souza/TV Globo
HABILIDADE Fidellis Baniwa, o Joe de "Mad Maria", segura vela com os pés (ele perdeu as mãos) em cena que irá ao ar hoje; na minissérie, o índio também toca piano, mas isso é feito por dublê

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça, em despacho publicado ontem no "Diário Oficial", rejeitou recomendação do Ministério Público Federal para que fosse cancelada portaria, de 2003, que reclassificou "Laços de Família" para o horário livre.
José Eduardo Elias Romão, diretor do departamento de classificação indicativa do ministério, recusou o pedido com a justificativa de que o ato seria "administrativamente inviável", "ante a iminência da exibição em horário livre da novela ‘Laços de Família’".
Anteontem, a Globo passou a reprisar a novela na sessão "Vale a Pena Ver de Novo", às 14h30. "Laços" é uma tentativa da Globo de recuperar a audiência da sessão. A novela deu 20 pontos, contra 13 do SBT, mas, durante 55 minutos, venceu "A Usurpadora" por apenas quatro pontos (19 a 15).
O Ministério da Justiça acatou parcialmente a recomendação. Decidiu que irá reavaliar todas os programas reclassificados desde 2000 _menos "Laços". Isso afeta "Porto dos Milagres" e "O Clone", que estão na fila do "Vale a Pena".
A reclassificação não será mais feita a partir de sinopse, mas "por meio da análise do material contendo os respectivos episódios", "da obra completa" reeditada.
Decisão da Justiça do Rio proíbe a exibição de "Laços" antes das 21h, mas a Globo entende que a sentença perdeu validade porque a emissora fez, em fevereiro, acordo com o Ministério Público Estadual do Rio, autor da ação.

OUTRO CANAL

Mágica 1 "Beija Sapo", o novo programa que Daniella Cicarelli grava nesta semana e que a MTV estréia no dia 9, é um namoro na TV com referências aos contos de fadas _e, para os maldosos, à própria apresentadora e seu marido, o jogador Ronaldo.

Mágica 2 Na atração, três rapazes são os "sapos". Uma moça, com os olhos vendados, é a "princesa". Depois de muita conversa, ela terá que escolher um dos três e, obrigatoriamente, beijá-lo na boca. O eleito vira "príncipe". Só depois ela verá seu rosto.

Gasolina 1 O jornalismo da Record voltou a promover a Petrobras. O "Repórter Record" de anteontem era sobre a Argentina, mas entre uma reportagem e outra, havia menções à estatal, seja com a repórter abastecendo em um posto argentino da Petrobras ou com executivos da empresa falando de sua atuação na América Latina.

Gasolina 2 No ano passado, o "Repórter Record" teve uma edição dedicada à usina de extração de gás Urucu (AM). O material era parte de um "bônus extra" dado à Petrobras pelo patrocínio das transmissões do futebol na Record. Curiosamente, a Record negocia a renovação desse patrocínio para 2005.

Língua A Globo já desistiu de dar ao novo programa de Xuxa o nome de "TV Xis". É que já existe, em uma emissora de Minas Gerais, uma atração homônima, também infanto-juvenil.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Casamento real! Vai ter sidra com croquete
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.