São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Renato Rocha Miranda/TV Globo
GLOBO ESTRÉIA CONCURSO DE SOLETRAÇÃO Luciano Huck entrevista participante do "Soletrando", quadro do "Caldeirão" que estréia amanhã; o concurso é a aposta da Globo para um "entretenimento educativo"

Pelo papa, Globo leva ‘JN’ a SP e Aparecida

A visita do papa ao Brasil, de 9 a 13 de maio, vai mexer com a rotina dos principais telejornais da Globo. Numa operação inédita, "Jornal Nacional", "Jornal Hoje" e "Bom Dia Brasil" deixarão os estúdios e serão parcialmente ancorados de São Paulo e de Aparecida (SP).
O "JN" irá às ruas dos dias 9 a 12. Fátima Bernardes apresentará todo o noticiário sobre a visita em locais públicos, perto de onde Bento 16 estiver.
No dia 11, uma sexta, Sandra Annenberg ancorará o "Jornal Hoje" do Campo de Marte, zona norte de São Paulo. No dia 12 será a vez de Evaristo Costa apresentar o "JH" de Aparecida, em frente à Basílica.
Renato Machado será deslocado dos estúdios da Globo no Rio de Janeiro e apresentará parte do "Bom Dia Brasil" de pontos externos de São Paulo nos dias 10 e 11. Mariana Godoy, que apresenta o "Bom Dia São Paulo" e participa do "Bom Dia Brasil", também irá para as ruas nos dias 10 e 11.
A visita do papa será prioridade do jornalismo da Globo. Todos os telejornais terão reportagens especiais sobre o assunto. A correspondente Ilze Scamparini deixará Roma para participar da cobertura.
A Globo promete transmitir ao vivo e na íntegra as duas grandes missas que o papa celebrará no Brasil, uma no Campo de Marte e outra em Aparecida do Norte. As missas terão a narração de Fábio Peres e comentários de padres.

RECUO 1 O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça desistiu de fazer um megacorte no jornalismo da TV Cultura. O corte foi visto como pressão para o diretor do departamento, Albino Castro, pedir demissão. Seria uma forma de Mendonça, que não tem o apoio do governador José Serra, tentar se manter no cargo.

RECUO 2 Inicialmente, o corte seria de 35% da folha de pagamento das Redações (o que acarretaria na redução dos telejornais). Deverá ficar agora em 7%.

BAIXAS Salete Lemos poderá trocar a Cultura pela JB TV (novo nome da CNT). E o repórter Mauro Tagliaferri pediu demissão do SBT, por não se sentir confortável com o novo "SBT Brasil".

AMIGAS Adriane Galisteu, que vivia às turras com Silvio Santos, está se entendendo muito bem com Daniela Beyrutti, filha do dono do SBT e recém-nomeada diretora artística da casa. Adriane pode até vir a apresentar um "talk show" noturno, uma vez que ela atrai anunciantes.

AMPLIAÇÃO 1 O "Hoje Em Dia", que já ocupa três horas da grade da Recod, ganhará pelo menos mais meia hora. Para atender à demanda comercial, passará a entrar no ar às 8h30, encurtando o "Fala Brasil". Deverá ter também um quarto apresentador.

AMPLIAÇÃO 2 O programa vem crescendo no Ibope e, em muitos dias, "encosta" na Globo. Anteontem, deu média de sete pontos, contra oito da líder.


Texto Anterior: José Simão: Grito do Lula! Independência ou Marta!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.