São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/série

"Law & Order" da Inglaterra se arrasta ao copiar tramas do original

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Law & Order", que mistura investigação criminal e drama judicial, tem seu toque de Midas. Em cartaz há 20 anos nos EUA, teve outros dois filhotes -"Special Victims Unit" e "Criminal Intent"- com boa audiência, que os mantêm em cartaz por 11 e nove temporadas. Também já foi adaptada para Rússia e França. Amanhã, o canal A&E nos dá a conhecer a versão britânica do formato. "Law & Order: Reino Unido" recria episódios do original.
Boa parte dos 45 minutos de cada trama fica por conta da tentativa de solucionar um crime. A outra parte desenrola o julgamento do acusado. Enquanto isso, os policiais se mantém no caso para descobrir provas irrefutáveis. Tem um interesse de ver símbolos londrinos, com o Big Ben, retratados no programa, além de ter sido filmado no interior da Corte Criminal Central do Reino Unido. Mas parece que para por aí.
Perde muito do ritmo original, embora copie as deixas. O encaminhamento da investigação se arrasta, e ninguém parece vibrar com a descoberta de uma pista que leve ao suspeito. No episódio de estreia, uma mãe é acusada de matar seu bebê por negligência. Mas que bem fará colocá-la na cadeia? Ela é apenas uma pobre coitada. Vamos atrás de um empresário ganancioso que é moralmente mais defensável. Já a correção ética dos policiais fica intacta ao fazer chantagem emocional com a tia da vítima. É de chorar.


LAW & ORDER: REINO UNIDO

Quando: amanhã, às 23h, no A&E
Classificação: 14 anos
Avaliação: ruim




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: Santas e prostitutas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.