São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2007

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Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Horário político custará R$ 471 mi em 2007

A propaganda dos partidos políticos no rádio e na TV durante este ano vai custar ao contribuinte R$ 471 milhões.
A informação está em documento sobre gastos tributários publicado no site da Receita Federal. Esse é o valor que o órgão estima que deixará de arrecadar em impostos devido à compensação a que as TVs e rádios têm direito pela exibição de propaganda política.
As emissoras, na apuração do Imposto de Renda, podem excluir do lucro líquido o correspondente a 80% do que elas cobrariam caso ocupassem todo o espaço da propaganda política com publicidade comercial.
Embora esteja sob a rubrica "Horário Eleitoral Gratuito", a renúncia fiscal não compreende apenas os programas que antecedem as eleições, mas também as inserções avulsas e os programas dos partidos exibidos ao longo do ano.
A Receita refez os cálculos do custo da publicidade política para o ano passado. O órgão, que havia previsto uma renúncia de R$ 191,6 milhões em 2006, estima agora um gasto tributário de R$ 367 milhões (o valor é provisório porque boa parte das declarações ainda não foi processada).
A diferença, explica a Receita, deve-se ao uso, no cálculo original para 2006, de uma base de dados antiga. Assim, os gastos com propaganda política terão um aumento de 28% em 2007, acima da média (de 23%) de todos os gastos tributários.
CONDICIONAL 1 O ministro das Comunicações, Hélio Costa, promete editar, até o final deste mês, portarias consignando novos canais em São Paulo para as redes irradiarem seus sinais digitais.
CONDICIONAL 2 Segundo Costa, quase todas as redes estão aptas a receber os novos canais, menos três. A Rede Gospel, da Igreja Renascer, não irá ganhar canal digital porque está com a renovação da concessão atrasada. Outras duas redes, com problemas no INSS, terão que assinar um termo se comprometendo a regularizar a documentação.
CASA NOVA Demitido na semana passada da Globo, onde era editor de economia do "Jornal Nacional", Marco Aurélio Mello está sendo contratado pela Record.
SEM JORNAL A CNT demitiu sexta-feira 17 jornalistas de sua redação no Rio. A emissora ficará sem telejornais neste mês, até a entrada no ar de sua nova marca, a JB TV. Segundo a JB TV, o governo foi consultado sobre a legalidade da operação e deu OK.
PETISCO 1 A Net vai abrir para assinantes de seu serviço digital, nesta sexta, um canal (o 180) que exibirá toda a primeira temporada da série "Roma", da HBO, cuja segunda fase estréia no dia 15. No serviço analógico, "Roma" passará no canal 37.
PETISCO 2 Outra novidade na Net (só digital) é o lançamento, nesta quinta, de um canal de jogos, o Cartoon Network Games, que ficará aberto até dia 19. Depois, custará R$ 4,99 por mês.


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