São Paulo, sábado, 02 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Prêmio para as pequenas

Cresce entre as editoras independentes o debate para criar um prêmio literário só para elas, à semelhança do Pushcart Prize, realizado nos EUA desde a década de 1970. Ajudaria a revelar talentos que podem passar despercebidos nos prêmios tradicionais, em que as editoras de grande porte disputam com autores já consagrados e maior volume de títulos. "As pequenas e alternativas arejam o mercado editorial, apostando em talentos que só mais tarde são publicados pelas grandes e recebem prêmios", diz Alonso Alvarez. Ele faz parte da diretoria da Libre, liga que reúne cem editoras de pequeno e médio porte. O tema voltou à pauta depois do aumento de 10% no valor de inscrição do prêmio Jabuti -R$ 275 para não associados. No ano passado, já reclamavam que estava caro. "Valorizamos o Jabuti, mas um prêmio só para pequenas contribuiria para a bibliodiversidade."

//FILOSOFIA PARA ADOLESCENTES
Obras que transformavam filosofia em autoajuda, como "Mais Platão, Menos Prozac", ocupavam as listas de mais vendidos cinco anos atrás. O que se nota hoje é um crescimento, lento, mas gradual, da procura por livros sobre filosofia para ensino médio e universitário, informam editoras como Zahar e Civilização Brasileira. A obrigatoriedade do ensino de filosofia em escolas públicas e particulares fez aumentar a oferta de títulos voltados para o público adolescente. Como os que vão sair pela Martins Martins Fontes, que traduzirá da francesa Les Petits Platons uma coleção que é sucesso entre o público infantojuvenil francês. Os livros ilustrados têm textos de filósofos como Descartes e Kant, adaptados por pensadores atuais, como Olivier Abel, Ronan de Calan, Jean Paul Mongin.

ELMO DIGITAL
Por U$ 3,99 mensais, o usuário de iPad acessa cerca de 150 ebooks na nova loja lançada pela quarentona Vila Sésamo

//POESIA NO BOLSO
"Romanceiro Cigano", de Garcia Lorca, é o título de poesia que chega nos próximos dias às livrarias pela Hedra. A coleção de clássicos de bolso, em sua maioria ficção, já lançou oito títulos com poetas (de Blake a Keats), além de quatro coletâneas (poesia basca, catalã, espanhola e galega).

À bolonhesa O Brasil será o país de honra da Feira do Livro de Bolonha em 2014, convite anunciado anteontem, no encerramento da edição deste ano. Foi em 1994 a última vez que recebeu tal distinção no evento, voltado para obras infantojuvenis.

À bolonhesa 2 O convite de Bolonha ajuda a fazer mais negócios lá fora, explica Karine Pansa, presidente da CBL. A delegação brasileira no evento dedicado ao livro digital, com 45 pessoas, foi a maior de todas, até na comparaçao com a Itália, informa Pansa.

Canção urbana De José Ramos Tinhorão, chega em maio "As origens da canção urbana" pela Editora 34, que já publicou doze livros do pesquisador. A obra só teve edição portuguesa, em 1997. Foi atualizada, com acréscimos e correções.

Anos de abuso Sai pela Rocco em maio o polêmico "Tigre, Tigre", relato de Margaux Fragoso sobre os 15 anos de abuso sexual que sofreu do vizinho pedófilo. A autora conheceu seu algoz aos sete, numa piscina pública dos EUA.

Tony Judt O esperado "O Mal Ronda a Terra", do historiador britânico morto em 2010, sai nas próximas semanas pela Objetiva. Seu livro póstumo, "Um chalé de Memórias", chega às livrarias apenas em novembro.

Jesus por Manguel É da Planeta "As Aventuras do Menino Jesus", de Alberto Manguel, previsto para o segundo semestre. Na obra, o ensaísta argentino, naturalizado canadense, recorre às mais diferentes fontes, das ortodoxas às heterodoxas.

Self made 1 Mateus Soares de Azevedo, especialista em história das religiões, foi por conta própria à Feira de Frankfurt em 2008. A World Wisdom Books, pequena casa editorial de Indiana, nos EUA, se interessou por seu livro sobre islamismo. O livro foi lançado no Brasil pelo selo Nova Era também em 2008.

Self made 2 Com o título de "Men of a Single Book: Fundamentalism in Islam, Christianity, and Modern Thought", a obra é finalista do Book of the Year na categoria religião. O resultado sai em junho.


Texto Anterior: Não Ficção
Próximo Texto: "Inclassificável", Dyer faz visita ao Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.