|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
Grupo Abril prepara expansão em televisão
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
Sócio da operadora de TV paga TVA e da MTV do Brasil, o Grupo Abril vai criar
uma nova unidade de negócios, a de televisão. Diretor-geral da MTV, André
Mantovani irá comandar a unidade, que terá a tarefa de implantar uma produtora
de televisão.
Ainda não há nada definido, mas o primeiro movimento da produtora deverá ser
a criação de formatos de programas com as marcas das revistas da Abril. O
programete da "Capricho", exibido há um mês pela MTV, passará para a produtora
_atualmente, é realizado pela Pródigo. Um novo projeto, semelhante, com a
"Superinteressante", está em estudos.
A idéia do Grupo Abril não é só gerar programas para a MTV ou TVA, mas também
comprar espaços e fazer parcerias com outras redes abertas. Jornalistas da Abril
já estão passando por um processo de treinamento, acompanhando e participando
das transmissões da All TV, canal de TV na internet e na TVA de São Paulo.
Há projeto também de criação de uma segunda MTV, para a TV paga, só com
videoclipes. A longo prazo, a Abril pretende produzir conteúdo para os dois
canais tipo "S" (usados inicialmente para TV paga e que podem transmitir oito
horas por dia de programação aberta), que possui em São Paulo, o 24 e o 29
_locados para igrejas.
Com a nova unidade, produtos de TV, como a MTV, deixam de integrar a unidade
jovem da Abril, que inclui revistas.
OUTRO CANAL
Saída 1 Em assembléia na semana passada, as 19 principais TVs públicas e educativas do país (como Cultura e TVE) decidiram voltar a transmitir, a partir de julho, 36 horas semanais de programação comum simultaneamente. As emissoras já exibem 23 horas por semana de conteúdo comum, mas nem todos os programas vão ao ar ao mesmo tempo em todo o país.
Saída 2 Batizada de Rede Pública de Televisão, a iniciativa, que fracassou em 2001, será retomada por razão financeira. As TVs públicas estão de olho nas verbas de publicidade do governo federal, agora distribuídas conforme a audiência da emissora. Juntas, elas formam uma rede nacional com 4% dos telespectadores do país.
Multimídia O "Fantástico", que completa 30 anos em 5 de agosto, vai virar uma coleção de oito DVDs com material de arquivo, divididos em cinco temas, como humor, grandes reportagens e musicais. A série também trará entrevistas com os diretores do programa _que terá edição especial no dia 3 de agosto.
Chuvisco A Rede TV! perdeu para o Canal 21 (agora Rede 21) sua afiliada em Brasília. Diz que a parceria fracassou porque a emissora local só transmitia oito horas da programação da rede. A Rede TV! tenta agora ganhar do governo um canal retransmissor. O governo, no entanto, ainda não concedeu um único canal neste ano.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
Texto Anterior: Filmes e TV paga Próximo Texto: Programação de TV Índice
|