São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jogo rápido

Considerado o futebol da cena, o jogo de improvisação vira febre nos palcos do país, com a ajuda do YouTube

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Tem time uniformizado, torcida e goleadas memoráveis. Jogo de futebol? Quase. "Jogo de improvisação é muito parecido com futebol", diz Rhena de Faria, atleta do "Jogando no Quintal".
Baseado nas regras do futebol, só que jogado por palhaços, o espetáculo de improvisação da Cia. do Quintal estreia sua nona temporada no próximo sábado.
A obra iniciou uma febre de improvisações nos palcos do país. Depois dela, "Improvável", da Cia. Barbixas de Humor, alcançou popularidade astronômica ao virar fenômeno de internet. O grupo tem o terceiro canal mais visto no YouTube do Brasil.
O improviso também foi parar na televisão e no Comedians, templo do "stand-up" paulistano, a convite do proprietário Rafinha Bastos. "Noite do Improviso", formado por integrantes da Cia. do Quintal, entre outros artistas, lota o espaço em plena quarta-feira. Sem divulgação.
"É Tudo Improviso", da Band, surgiu em janeiro de 2010 para cobrir as férias do "CQC". O programa criado por membros das Cias. do Quintal e As Olívias deve ter sua quarta temporada no fim do ano na emissora.
Mesmo sem referências ao esporte na ambientação (à exceção de "Jogando no Quintal"), o improviso é tido como o futebol dos palcos. "É um jogo em que o espectador se projeta e torce, como numa partida de futebol", explica a palhaça Rhena.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Teatro: Improviso cai na rede e no gosto do espectador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.