São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

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Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Veto da Anvisa deve tirar R$ 240 mi da TV

Proposta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de regulamentar a propaganda de alimentos vai reduzir em R$ 802 milhões por ano o investimento publicitário da indústria alimentícia.
Com o objetivo de reduzir as mortes por doenças relacionadas à obesidade, a agência já tem pronta uma proposta de resolução que, entre outras medidas, limitará ao período entre 21h e 6h a propaganda de alimentos "com taxas elevadas de açúcar, gorduras trans e saturada e sódio", além de "bebidas com baixo teor nutricional" (refrigerantes, refrescos, chás). A resolução também proíbe desenhos e personagens infantis na publicidade e a distribuição de brindes nas embalagens.
Dos R$ 802 milhões que serão cortados da mídia, R$ 240 milhões são de gastos com TV que deixarão de ser feitos, o que equivale a duas vezes o orçamento anual da TV Cultura. Os dados são da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) e (parte deles) constam de relatório da Anvisa sobre o impacto econômico da restrição da propaganda.
Segundo a Abia, as medidas cortarão 40% da publicidade de alimentos, que atingiu R$ 2 bilhões em 2005. A indústria deixaria de vender R$ 18,2 bilhões/ano (10,6% do total). "A proibição é quase como uma censura prévia ao setor", diz Edmundo Klotz, presidente da Abia. "Quem mais perderá com isso será a mídia", prevê.

PEGOU MAL
A cúpula da Record não gostou de ver a apresentadora Eliana cantando o hit "Vai Tomar no C..." numa peça de teatro. A apresentação está disponível no site YouTube. Executivos da emissora chegaram a discutir o assunto em reunião, mas acharam melhor não repreender a artista, uma vez que a Record não foi envolvida.

SALÃO 1
A Globo adiou para 2008 o quadro "Dança da Galera", versão do "Dança dos Famosos" só com anônimos. No lugar dele, o "Domingão do Faustão" terá no próximo semestre um concurso de um "concurso de covers".

SALÃO 2
Depois do "Circo dos Famosos", que estréia domingo, o "Domingão" fará uma segunda edição do "Dança no Gelo".

ZERO É DEZ
A Globo estima fechar o primeiro semestre de 2007 com zero de crescimento em seu faturamento. Mas está satisfeita com o resultado. Afinal, o primeiro semestre de 2006 foi inflado pela Copa do Mundo.

CURSINHO
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) realiza amanhã à tarde, em sua sede no Rio, um seminário sobre seu programa de financiamento à TV digital. O fórum será dirigido às TVs, fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos e bancos.

AGENDA
Na sexta, também no Rio, o IETV (Instituto de Estudos de Televisão) promove encontro entre os principais executivos da televisão para discutir conteúdo em TV digital.


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