São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ retrata cotidiano de um namoro

"12 Razões para Amá-la" reúne cenas curtas de um relacionamento com indicação de trilha sonora

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma relação amorosa tem de tudo: surpresas, erros, presentinhos, desculpas, mágoas e aquele chato daquele ex-namorado que não se toca. A história em quadrinhos "12 Razões para Amá-la", lançada neste mês, é uma aventura, não de super-heróis ou aventureiros, mas de um casal tentando ser feliz.
Evan e Gwen são jovens, bonitos e, como todos os seres humanos, imperfeitos. "12 Razões para Amá-la" apresenta o namoro dessa dupla por meio de 12 cenas curtas, fora de ordem cronológica.
A idéia não é mostrar como eles se conheceram, os primeiros encontros, a relação já estável e a troca de presentes no aniversário de um ano. O que os autores Jamie S. Roch e Joëlle Jones fazem é trazer cenas aleatórias que podem parecer sem importância em um primeiro momento, mas que, juntas, constroem o mosaico complicado que é um namoro.
Assim, há um capítulo composto apenas por Gwen contando piadas sem graça, sob os protestos de Evan. Em outro, os dois estão assistindo a um filme de terror no cinema, e ela descobre que ele está roncando ao seu lado. "Que espécie de cara leva sua namorada para ver "O Exorcista" e ainda tira uma soneca durante a sessão?", indigna-se a namorada.
Os poucos coadjuvantes que aparecem quase não falam. A força das histórias está na interação entre Evan e Gwen. É nos seus detalhes que são revelados os medos, inseguranças, erros e o carinho que sentem um pelo outro. E também são nesses pequenos detalhes, que na verdade nunca são "pequenos", que está o mérito desta HQ: são eles que aproximam o leitor das personagens.

Trilhas
"12 Razões para Amá-la" tem um jeito de álbum de música. Os nomes dos 12 capítulos são canções, apresentadas já com os nomes dos intérpretes, como uma indicação de trilha sonora para a leitura. Há até menção a uma cantora brasileira: o nono capítulo chama-se "A Certain Sadness", faixa que Astrud Gilberto gravou com o também brasileiro Walter Wanderley no álbum "A Certain Smile, a Certain Sadness", em 1966.
Todos os capítulos de "12 Razões para Amá-la" trazem a simplicidade e a beleza do cotidiano. É como se os autores dissessem: para viver um relacionamento a dois, não se deve procurar por reviravoltas, clímax ou grandes revelações. Já está tudo lá: nos diálogos, risos, ciúmes, flores, diferenças e até no presentinho besta. É só querer enxergar.

12 RAZÕES PARA AMÁ-LA


Autores: Jamie S. Roch e Joëlle Jones
Editora: Devir
Quanto: R$ 22 (152 págs.)



Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: As lições de "Roma"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.