São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Costura de tramas

REMAKE DA NOVELA FASHION "TI TI TI" CONSOLIDA IMPORTÂNCIA DA MODA NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA

A moda se consolidou como um assunto-chave da teledramaturgia brasileira. Mal terminou "Viver a Vida", trama centrada em duas modelos, e a Globo se prepara para botar no ar "Ti Ti Ti", remake da novela fashion que foi ar entre 1985 e 1986.
A nova edição do folhetim estreia no próximo dia 19 (no lugar de "Tempos Modernos") e mantém como mote principal a briga entre os estilistas Jacques Léclair (interpretado por Reginaldo Faria no original e Alexandre Borges no remake) e Victor Valentim (Luís Gustavo e, agora, Murilo Benício).
No original, Léclair era inspirado em Denner, e Valentim, em Clodovil. "Agora o Léclair é filho do Denner com o Karl Lagerfeld [estilista da Chanel], define, às gargalhadas, a figurinista da nova "Ti Ti Ti", Marília Carneiro.
O Valentim é um John Galliano [da Dior] brasileiro misturado com um toureiro espanhol fajuto", completa.
Responsável por algumas das novelas que, apesar de não falarem sobre moda, ditaram tendências de estilo (como o visual disco de Sonia Braga em "Dancin" Days"), Marília diz que não assistiu à "Ti Ti Ti" original.
"Não quis ser influenciada por aquele monte de ombreiras", conta a figurinista.
Sobre personagens que devem lançar tendências, Marília tem duas apostas.
Uma delas é Jacqueline, a assistente de Léclair, que foi interpretada por Sandra Bréa e, agora, por Claudia Raia. "Ela é uma perua maravilhosa, usa acessórios, pele, tudo muito", afirma.
A outra aposta é a turma de patricinhas liderada pela atriz novata Maria Helena Chira. "São todas alouradas e desmioladas, vivem no shopping e usam tendência do vestido ao esmalte", conta.

VIDA REAL
O fato de a moda ser tema recorrente na TV brasileira não é mera coincidência.
Além de ótimos canais de marketing (a "Ti Ti Ti" dos anos 80 lançou a febre do batom Boka Loka, que será reeditado, com outro nome, em parceria com a Avon), as tramas de moda refletem temas contemporâneos.
"Nossas novelas discutem relações sociais. Quando a moda brasileira começa a se consolidar, o que vem ocorrendo desde os anos 80, o público passa a pedir que ela faça parte das tramas", diz a coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela da Universidade de São Paulo, Maria Immacolata Lopes.

NOVELAS DA MODA

Equipe "global" faz pose para a Arezzo

Rolando no fundo, "Erotica", da Madonna. Duas mulheres vestidas com lingeries vintage entram em cena. Uma delas mostra as pernocas em cima de uma mesa, a outra posa de sexy encostada na parede. De repente, um grito: "Não se mexam!".
As mulheres em questão são as atrizes Mariana Ximenes e Maitê Proença, que, sob a batuta do diretor de arte Giovanni Bianco, gravaram e fotografaram a nova campanha da Arezzo, nesta semana, num casarão em SP.
O making of foi transmitido em vídeo via web (a partir do site da marca) e celular.
As fotos ficaram a cargo de Gui Paganini, queridinho da moda brasileira. Assinando o styling da campanha, mais um nome "grifado": o estilista Alexandre Herchcovitch.
Um time cheio de personalidade, que, no entanto, segue pacientemente os comandos de Bianco, diretor de arte de fama internacional e parceiro fiel de Madonna.
"Com o Giovanni eu faço qualquer coisa. Sei que tudo o que ele assina tem qualidade ", desmancha-se Mariana.
Ultrasexy numa lingerie escolhida por Herchcovitch, Maitê comenta o telefonema do namorado. "Ele perguntou se as fotos seriam picantes. Aí eu disse: não sei, o Giovanni pede e eu faço."
Para fazer par com as divas, Bianco escalou Reinaldo Gianecchini. Os três estrelam a novela "Passione", em que Mariana e o galã interpretam um casal de vigaristas e Maitê, uma mulher infiel. "Gosto de equipe assim, que dá ibope", brinca o diretor.
Na novela de Bianco, a trama muda um pouco. "Maitê é a rica manipuladora. Mariana é a gata, o poder do corpo. Giane é o amante", diz.
A julgar pelo preview da campanha, que será lançada em agosto, Gianecchini ocupa nas fotos o mesmo papel dos sapatos da marca: o de objeto de desejo usado para despertar a cobiça alheia.

TUITADAS

@jotaerreduran Fórmula Maradona: 1 traguito + 1 mina + 1 churrasquito = 3 na rede
O fotógrafo de moda e celebridades J.R. Duran chuta a fórmula do sucesso argentino

@IngridGuimaraes Gente quanta indignação por eu não fazer a novela!! Quem sabe eu não faço um participação?
A atriz Ingrid Guimarães, que gravou chamadas para "Ti ti ti", comenta a "torcida" dos fãs para que ela apareça na novela

FOLHA.com
Leia mais e veja trechos e aberturas de novelas sobre o universo fashion
http://ultimamoda.folha.blog.uol.com.br

com PEDRO DINIZ


Texto Anterior: Utilizar trecho de filmes é proibido
Próximo Texto: Jardim exibe no Masp a sua fábula abstrata de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.