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Novidade não importa no novo trabalho da dupla
da Redação
Depois de as TVs martelarem
"Pense em Mim" e "Não Aprendi Dizer Adeus", enquanto o cortejo de Leandro passava, ouvir o
último disco da dupla Leandro &
Leonardo pode dar a impressão de
que há novidades relevantes em
"Um Sonhador".
Velhos acordes românticos, ritmos arquiconhecidos, temas que
se repetem. Tudo o que faz da música conhecida por sertaneja ser
popular pode ser encontrado no
último disco da dupla, que chegou
às lojas com uma tiragem inicial
de 1,5 milhão de cópias.
Afinal, como os romances de folhetim, não é o novo ou a experimentação que garantem público
ao gênero, mas a repetição.
A partir dos anos 70, depois da
incorporação dos instrumentos
eletroeletrônicos e da influência
country norte-americana, as duplas sertanejas passaram a encarnar uma espécie de imagem possível do campo brasileiro.
O país rural que migrara para as
cidades nos anos 50 e 60 se apropriou da tecnologia e das informações então acessíveis. Criou, com
isso, uma música que é, essencialmente, um instrumento de reprodução ideológica.
Nas letras do repertório sertanejo, as contradições do mundo rural de hoje não aparecem. O processo cada vez mais intensivo de
exploração da terra, que gera desemprego e concentração de capital, nem de longe é enfocado.
Na música, essa idealização é até
mais evidente. Primeira voz e segunda voz formam um conjunto
totalmente harmônico, como se
diferenças não tivessem importância. E a pasteurização instrumental, mais do que fruto do interesse das gravadoras, é também
um reflexo dessa idealização.
Não se trata de imaginar uma
música sertaneja sem essa visão
idílica do campo.
É esse o fundamento desse gênero. E é por isso que as pequenas
mudanças -como na incorporação de um discurso lascivo à moda
do É o Tchan, em "Cumpade e
Cumade" ("E vai de frente requebrando, esfregando/ Rebolando até o chão/ Vai de bundinha/
Remexendo a cinturinha/ Sem
deixar cair no chão")- não mudam nem a história da dupla nem
a história da música sertaneja.
(HAROLDO CERAVOLO SEREZA)
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