São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival tem primeira eliminatória amanhã

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Amanhã, às 21h30, acontece a primeira eliminatória do "Festival Cultura - A Nova Música do Brasil". A apresentação será no teatro do Sesc Pinheiros e será exibida ao vivo pela TV Cultura. Com 48 selecionados entre 5.198 inscritos, o festival foi lançado em março deste ano e tem a proposta de ser um evento importante para a música brasileira, mostrando o que acontece de novo e relevante hoje. Exatamente como acontecia nos históricos festivais da Record nos anos 60, que dividem sua história com as de artistas como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elza Soares, Jair Rodrigues e tantos outros. O coordenador do novo festival, não coincidentemente, é Solano Ribeiro, o mesmo dos festivais dos anos 60.
Se nos antigos festivais o enfoque estava nos mais novos artistas, neste pelo menos metade dos participantes são músicos com mais de dez anos de carreira. Sobre isso, Solano diz: "O novo não é necessariamente uma coisa moderna. Tudo que é desconhecido é novo. A intenção é abrir uma janela para a música popular, onde os novos tenham espaço".
A grande questão que surge é se um festival hoje ainda é capaz de ter o mesmo impacto que tinha nos anos áureos da MPB. Solano aposta na importância do festival e aponta uma possibilidade: "No passado tivemos um catalisador, que foi a Elis. Se nesse novo festival aparecer também um catalisador, com certeza ele terá mais força. Esse catalisador pode ser qualquer coisa -o próprio festival, um grupo, uma cidade". (RE)


Texto Anterior: TV: Cultura abre grade para música erudita
Próximo Texto: Panorâmica - Música: Novo disco de Jackson vende só 8.000 cópias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.