São Paulo, domingo, 02 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretora retrata mentiroso profissional

Livro de Mariana Caltabiano vai virar filme sobre estelionatário, a ser vivido por Wagner Moura; ela ainda estreia desenho

O2 Filmes adapta obra sobre criminoso que se passou por filho do dono da Gol; ela monta documentário com entrevistas sobre o golpe

Filipe Redondo/Folha Imagem
Mariana Caltabiano, 37, que também faz série de animação na TV,
em seu estúdio em SP com o personagem Pinguim Fraldinha


LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Como garantir que um mentiroso profissional não engane, principalmente se você tiver um projeto para fazer com ele?
Com essa dúvida na cabeça e uma câmera na mão, a diretora e roteirista Mariana Caltabiano (que estreia desenho na TV; leia neste página) bateu na porta da cadeia onde estava Henrique Constantino. Não, não era o filho do dono da Gol, mas um falsário que se fez passar por ele em Recife, chamado Marcelo Nascimento da Rocha.
Em 20 de dezembro de 2003, ela marcou de começar as entrevistas. Acabou indo viajar e só apareceu no dia 14 de janeiro. "Ele ficou muito bravo e me falou: "Por sua causa eu faço a barba todo dia. Estão fazendo piada comigo aqui na prisão". Disse que tinha outra proposta. Tremi na base", conta ela.
Assinaram novo contrato, com ele como sócio, ganhando 5% das vendas do livro. Mas o outro projeto era mentira. "Ele saca qual é seu medo e aí te convence. Meu temor era alguém pegar a história na minha frente. Ele me enganou direitinho."
Após um ano de entrevistas, saiu "VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso", em que ele contou sua história como desejou -verdadeira ou não.
Afinal, Marcelo nunca quis ser ele mesmo. Nascido em Maringá, em 1976, era o caçula de uma família de cinco irmãos. Nada faltava, mas também não havia luxo. A partir dos 14 anos, ele começou a dar golpes.
Foi policial de mentira e prendeu um traficante. Passou por líder do PCC durante uma rebelião em Bangu. Comeu e bebeu de graça como olheiro da seleção. Boa lábia ele tem, não há como negar. Suas histórias motivaram a produtora O2, de Fernando Meirelles, a adaptar o livro. As filmagens começam na quarta-feira, com direção de Toniko Melo (da série "Som & Fúria"). "Foi o jeito que encontramos para comprar esses direitos sobre a vida dele, porque ele é 171, fica difícil confiar. Mas vai ser uma adaptação livre, que devemos terminar no segundo semestre de 2010", diz Melo
No papel principal estará Wagner Moura. O apresentador Amaury Jr. vai fazer uma participação como ele mesmo, sendo enganado pelo tal "herdeiro" da Gol. "Não estamos interessados em descobrir o que foi verdade ou mentira. Vamos fazer uma espécie de "Forrest Gump", com o Wagner atuando em meio a histórias reais."
Caltabiano também vai lançar um documentário com todas as entrevistas que fez para o livro. "Deve sair na mesma época ou um pouco depois do filme. Estamos negociando."

Enganada de novo
Para a escritora, foi difícil fechar o livro em 2005 porque "a história não havia acabado". Agora, vai sair uma reedição, com final diferente, em que ela "dá um puxão de orelha nele".
É que, após quatro anos sem aprontar, fugiu da cadeia no interior de São Paulo e foi preso em Rondônia, dando um golpe numa loja de computadores. "Eu era a única pessoa que o defendia. Fui enganada de novo."
Mas isso não a impediu de ajudá-lo na carreira de escritor. "Ele é um figura. É muito cara-de-pau e louco, mas corajoso."
Pela editora Jaboticaba, vai publicar um romance chamado "Fábrica de Monstros". Talvez agora ele ache um uso dentro da lei para suas mentiras.


Texto Anterior: Ferreira Gullar: E por falar em golpe militar...
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.