São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação
O autor Ricardo Linhares


"Vaidade é tolice", diz autor "oculto" de "Paraíso Tropical"

Co-autor de "Paraíso Tropical", Ricardo Linhares, 45, é em tese tão importante para a novela quanto Gilberto Braga. Mas, na hora dos elogios, crítica, intelectuais e telespectadores só lembram de Braga. Chamado de "arquiteto" da novela, por criar todas as cenas e definir todos os "ganchos" da trama, Linhares diz que não tem ciúmes do colega. Linhares é um co-autor "profissional". Das 14 obras de seu currículo, dez foram em co-autoria. Formado em jornalismo, Linhares só atuou na profissão como estagiário. Aos 19 anos, já escrevia roteiros -de telecursos. Ele falou à Folha:  

FOLHA - Você não fica com ciúme por só Gilberto Braga ser responsabilizado pelo sucesso da novela?
RICARDO LINHARES
- Não fico. Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe de "Paraíso Tropical". Sei que contribuo.

FOLHA - Ser co-autor te incomoda?
LINHARES
- Nada. Eu acho é muito bom. Novela é uma carga de trabalho muito pesada. Se você pode dividir com alguém que você respeita e admira e que também te respeita e te admira, eu acho ótimo, prazeroso. Acho vaidade tolice. Não sou vaidoso. Gosto de parceria, cumplicidade, casamento.

FOLHA - E todas as suas parcerias foram casamentos legais?
LINHARES
- Foram todos casamentos profissionais muito legais. Nunca tive nenhum desentendimento com Gilberto [Braga] nem com Aguinaldo [Silva], com a Ana [Moretzsohn], com [Walther] Negrão.

FOLHA - Repetiria essas parcerias?
LINHARES
- Claro.

FOLHA - Ser o autor principal de novela não é tão legal?
LINHARES
- Todas as experiências foram legais, mas a pressão é maior quando se faz novela solo. Eu curto cada trabalho, nunca penso a longo prazo.

FOLHA - Gilberto Braga afirmou que você é o arquiteto de "Paraíso Tropical". O que ele quis dizer?
LINHARES
- Eu faço as escaletas, que é são a espinha dorsal de cada capítulo. Todo sábado eu e Gilberto nos reunimos na casa dele e a gente bola a história de uma semana inteira, de seis capítulos, pensando já nos seis ou 12 seguintes, o que vai acontecer lá na frente.

FOLHA - A escaleta é um resumo?
LINHARES
- A escaleta é um resumo cena a cena, a ordem de cada uma delas, os comerciais, as ações, os ganchos.

FOLHA - Você se considera um bom escaletador?
LINHARES
- Eu gosto de fazer isso. É como um roteiro. Depois entra a equipe de dialogistas. A partir da escaleta, eles escrevem os diálogos. E o Gilberto faz a redação final.

XUXINHA PODEROSA

Letícia Medina é a nova queridinha da Record. Ela dá vida a Tatiana, a filha superpoderosa de Leonardo Vieira em "Caminhos do Coração". Tatiana roubou a cena no capítulo da última quarta, ao quebrar todos os vidros de um restaurante sem mexer um dedo. Aos 10 anos, Letícia já tem um extenso currículo. Interpretou Xuxa quando criança em um especial da Globo e fez "Bicho do Mato". Está duas séries adiantada na escola. "Ela decora as falas dela e de quem está em cena", conta a mãe e empresária, Rosemeire Medina, 42.

"BEIJA SAPO" VAI A "JÚRI'

O Ministério da Justiça vai convocar o "Grupo de Colaboradores" do órgão para analisar o "Beija Sapo", programa de namoros apresentado por Daniella Cicarelli na MTV. O grupo, formado por 150 cidadãos, é chamado sempre que há dúvidas sobre classificação indicativa. Funciona como um júri popular. No ano passado, as edições GLS do "Beija Sapo" foram liberadas para qualquer horário. Mas o ministério tem recebido reclamações e abriu processo por "linguagem depreciativa, obscena e erótica" em edições hétero do programa. Diretor da MTV, Zico Goes diz que o "Beija Sapo" apenas "reflete a juventude de hoje, que procura se relacionar e testar seus relacionamentos com o maior número de pessoas".

CONTORCIONISMO
Marília Gabriela, 1m78 de altura, terá que aprender a fazer contorcionismo. É que a primeira aparição de sua personagem em "Duas Caras", próxima novela das oito da Globo, será dentro do porta-malas de um antiquíssimo Chevette, onde estará escondida por conta de um passado misterioso.

TELA QUENTE
A Globo mudou a estréia de "Queridos Amigos", de Maria Adelaide Amaral. Será dia 18 de fevereiro, uma segunda, e não mais dia 19. A mudança faz diferença no Ibope. Na segunda, a minissérie entrará no ar alguns minutos após a novela das oito. Na terça, só viria depois de um paredão de "BBB 8".

"24 HORAS" LATINO

A Fox está gravando na Colômbia um seriado que lembra "24 Horas". Assim como a série de Jack Bauer, "Tempo Final" terá episódios em "tempo real", em que cada um dura uma hora e retrata uma hora da vida dos personagens. Porém, diferentemente da original, cada episódio tem começo, meio e fim. A Fox do Brasil ainda tenta emplacar uma história com atores brasileiros. "Tempo Final" será a primeira produção da Fox para a América Latina feita na América Latina. E vem mais por aí.

Pergunta indiscreta

FOLHA - Você não teme ser acusado de incentivar o incesto agora que Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu), os gays de "Paraíso Tropical", que muita gente achava que eram irmãos, estão se soltando mais um com o outro?
GILBERTO BRAGA (co-autor de "Paraíso Tropical")
- Eu não notei que eles tenham "se soltado". Acho que desde o início está claro que eles têm um casamento homossexual, mas nunca houve carícias entre os dois, como, por sinal, não há entre os casais heterossexuais da novela que não têm conflitos.


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.