São Paulo, sexta-feira, 02 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

cinema

Novo trabalho de Roman Polanski empolga Veneza

'Carnage' colheu críticas positivas e arrancou aplausos da plateia da 68ª edição do festival italiano de cinema

Elenco, formado por Jodie Foster e Kate Winslet, é destaque do filme, inspirado em uma peça teatral

MARIANE MORISAWA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM VENEZA

O diretor Roman Polanski não apareceu, mas seu filme, o ácido "Carnage", exibido na manhã de ontem para a imprensa, fez sucesso em sua passagem pelo Lido.
A sala Darsena, para 1.300 pessoas, lotou pela primeira vez no 68º Festival de Veneza, que começou na última quarta, colheu respostas positivas durante a exibição e foi bastante aplaudido ao final. Uma cena de vômito da personagem de Kate Winslet provocou gargalhadas.
"Carnage" é baseado na peça "Deus da Carnificina", de Yasmina Reza, que tem uma versão brasileira em cartaz no teatro, com Julia Lemmertz, Paulo Betti e Deborah Evelyn no elenco.
Polanski começou a trabalhar na adaptação da obra para o cinema durante sua prisão domiciliar, na Suíça, entre 2009 e 2010.

GUERRA DECLARADA
Na trama do filme, dois casais -Michael (John C. Reilly) e Penelope (Jodie Foster) e Alan (Christoph Waltz) e Nancy (Kate Winslet)- encontram-se para resolver uma briga entre seus filhos.
O filho de Michael e Penelope perde dois dentes depois de ser agredido pelo filho de Alan e Nancy com um bastão. A cordialidade inicial vai cedendo espaço às farpas e finalmente à guerra declarada entre os dois pares e entre os membros de cada casal -à medida que a visita de Alan e Nancy se estende e as máscaras sociais são derrubadas, revelando a verdadeira personalidade de cada um dos personagens.
No fim, todo o verniz de civilização acumulado até este século 21 não é capaz de esconder totalmente nossos instintos.

ELENCO BRILHANTE
Roman Polanski, cujo filme anterior é "O Escritor Fantasma" (2010), não fez questão de camuflar a origem teatral do texto. Ele manteve a ação inteira dentro do apartamento, usando vários cômodos.
Sem muitas firulas, seu trabalho aparece nas cenas bem marcadas, no uso da profundidade de campo e na direção dos atores. Lógico que, com atores brilhantes como esses, não deve ter havido tanta dificuldade durante a filmagem. O elenco promove um espetáculo, tornando difícil cogitar que saia sem nenhum troféu desta competição.


Texto Anterior: Última Moda - Vivian Whiteman: Gente fina
Próximo Texto: Vida conturbada do cineasta é tema de nova biografia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.