UOL


São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cortez prioriza dramaturgia latino-americana

DA REPORTAGEM LOCAL

A escolha de um autor pouco conhecido para a segunda montagem profissional que dirige reflete a determinação da atriz Lígia Cortez, 43, em se aproximar da dramaturgia latino-americana.
Responsável pela Teatro-Escola Célia Helena, Cortez vai enveredar pelo campo editorial. Prevê para novembro a publicação de um livro com quatro peças de autores latinos.
Além de "Orinoco", do mexicano Emilio Carballido, estão relacionados "À Direita de Deus Pai", do colombiano Enrique Buenaventura; "Ubu Presidente", do peruano Juan Larco; e "Os Infiéis", do chileno Marco Antonio de la Parra.
"É impressionante como não encontramos esses caras por aqui. Há muito preconceito com textos latinos. A gente precisa desse diálogo", diz Cortez.
Para a diretora, entre as razões para montar "Estrelas do Orinoco" está a abordagem da condição da mulher. As personagens-atrizes da peça sofrem por causa da associação do ofício à prostituição. Resistem até o fim (que também pode ser o começo, já que o final permanece em aberto).
Há ainda os "fantasmas da história, da política, da economia latina", ressalva Cortez.
Ela promove em cena o reencontro de Cristina Mutarelli e Iara Jamra, intérpretes de essência cômica, que já se encontraram no extinto grupo Pod Minoga nos anos 70. A cenografia é de Daniela Thomas, que invoca um dique de barco com tons coloridos, à moda de um parque de diversões. Wagner Pinto desenhou a luz.


ESTRELAS DO ORINOCO. De: Emilio Carballido. Tradução: Hugo Villavicenzio. Direção: Lígia Cortez. Assistente de direção: Joana Mattei. Figurinos: Fabio Namatame. Trilha musical: André Abujamra. Com: Cristina Mutarelli e Iara Jamra. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - teatro (r. Álvares Penteado, 112, SP, tel. 0/xx/11/3113-3651). Quando: estréia amanhã, às 19h30; de quinta a domingo, às 19h30; até 2/11. Quanto: R$ 15.


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.