São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

MAC terá novo anexo para obras de grande porte

Proposta de Niemeyer inclui jardim suspenso ligando museu ao Ibirapuera

Nova sede deve ser inaugurada em 2009 no prédio do Detran; arquiteto abandonou idéia de quebrar dois andares do edifício

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um anexo destinado a obras de arte contemporânea de grande porte é uma das novidades do projeto do novo prédio do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). A nova construção foi anunciada ontem pela diretora do museu, Lisbeth Rebollo Gonçalves.
O MAC, que hoje tem sua sede na Cidade Universitária e possui uma pequena extensão no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, será transferido para o atual prédio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
O novo anexo, em forma semicircular, com entrada no mezanino do edifício, foi proposto pelo arquiteto Oscar Niemeyer, 99, autor do projeto do Detran, inaugurado em 1954.
Assim, ele abandonou a idéia de quebrar dois andares do prédio -atualmente com nove pisos- para que eles tivessem pé-direito mais alto e abrigassem trabalhos de grandes dimensões.
A inauguração do novo MAC está prevista para março ou abril de 2009. O Detran, que fica do lado oposto à Bienal, do outro lado da avenida 23 de Maio, deve sair do edifício até março do ano que vem.
Um desenho com a proposta da nova fachada foi apresentado ontem (veja acima) e tem pequenas mudanças em relação ao croqui que Niemeyer apresentou à Folha em junho deste ano. A rampa externa que será construída para circulação do público ganhou uma forma mais recortada e dialoga com uma espécie de mural que será criado no meio da fachada principal. Ela terá um tratamento museológico mais adequado, perdendo os vidros e ganhando novo revestimento.
Ontem, o governador de São Paulo, José Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhados da diretora do museu e dos secretários estaduais João Sayad (Cultura) e Ronaldo Marzagão (Segurança Pública), fizeram uma visita ao Detran, da qual participou ainda Suely Vilela, reitora da USP.
"O museu passará a ser uma espécie de monumento histórico em São Paulo em homenagem ao nosso grande arquiteto", disse o governador, que estima o preço da reforma em R$ 30 milhões, originários da secretaria estadual da Cultura.
Segundo a diretora do MAC, haverá uma seção exclusiva para obras em papel do acervo do museu. "Temos 3.000 trabalhos nesse suporte. Com a nova sede, eles ganharão uma exibição apropriada", afirmou ela.
O MAC tem cerca de 8.000 obras -entre elas, obras de nomes como Picasso, Modigliani, Morandi, Max Bill e Henry Moore. "Atualmente, não conseguimos expor nem 500 delas.
O novo prédio vai mudar essa situação", disse Vilela. O museu também detém a guarda temporária de parte do acervo do banqueiro Edemar Cid Ferreira, com aproximadamente 1.500 obras.

Ligação
O engenheiro José Carlos Sussekind, um dos principais colaboradores de Niemeyer, disse que o arquiteto apresentou também à prefeitura uma nova ligação entre o Detran e o parque Ibirapuera. Hoje, há a passarela Ciccillo Matarazzo.
"A idéia é fazer uma espécie de jardim suspenso, ligando as duas partes do parque", afirmou ele. Com isso, haveria ligação mais fácil entre o novo MAC e a Bienal, o Museu de Arte Moderna, a Oca e o Museu Afro Brasil, que ficam do outro lado da av. 23 de Maio.


Com RICARDO SANGIOVANNI, colaboração para a Folha

Texto Anterior: Britney perde guarda de filhos para ex-marido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.