São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

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Destroços do prêt-à-porter inspiram coleção da Jil Sander

Talvez os fashionistas estejam cansados de ouvir falar em crise. Mas ela ainda está na pauta, sobretudo pela queda no consumo que está causando nos dois principais mercados da moda: EUA e Japão.
Na Itália, o assunto é bastante sério e pairou sobre a temporada primavera-verão 2010. Apesar do declínio das vendas de roupas italianas no primeiro semestre e das expectativas para o conjunto de 2009 (queda prevista de 6,5%), um clima de esperança soprou nos desfiles milaneses, com o retorno em bloco dos compradores estrangeiros -mais de 15 mil, segundo o jornal "La Reppublica", entre eles o pessoal das lojas de departamentos americanas.
Em Milão, a sensação de incerteza provocada pela recessão não ficou apenas nos números e nas conversas -ganhou forma na instigante coleção da Jil Sander, desenhada pelo estilista belga Raf Simons.
A ironia de Simons não teve limites. Ele se baseou em grande parte em silhuetas convencionais, mas em looks que pareciam rasgado, esfiapados, destroçados. O estilista disse ter se baseado em trabalhos de land art (de Christo, Matta-Clark), que lhe inspiraram certas texturas "erodidas", a paleta de cores (branco e terrosos) e a vaporosidade de certos looks.
Mas o desfile todo seguiu numa via de mão dupla, ora dialogando com land art, ora com o filme "Zabriskie Point" (1970), de Michelangelo Antonioni, mostrado em telas de vídeo na sala. Os aplausos do público coincidiram justamente com a cena em que ocorre a explosão de uma casa e a exibição em câmera lenta de milhares de produtos rebentados -sequência interpretada como um ataque à sociedade de consumo.
O intelectualismo e a ousadia de Simons, porém, foram exceção na semana de Milão. Nem mesmo a Prada avançou muito no terreno movediço dos conceitos. As melhores marcas milanesas se apoiaram em formas seguras, buscando looks versáteis e pragmáticos, embora sedutores, como nas ótimas coleções da Marni e da Missoni - esta última abrirá a sua primeira loja no Brasil em novembro.


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