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Destroços do prêt-à-porter inspiram coleção da Jil Sander
Talvez os fashionistas estejam cansados de ouvir falar em
crise. Mas ela ainda está na
pauta, sobretudo pela queda no
consumo que está causando
nos dois principais mercados
da moda: EUA e Japão.
Na Itália, o assunto é bastante sério e pairou sobre a temporada primavera-verão 2010.
Apesar do declínio das vendas
de roupas italianas no primeiro
semestre e das expectativas para o conjunto de 2009 (queda
prevista de 6,5%), um clima de
esperança soprou nos desfiles
milaneses, com o retorno em
bloco dos compradores estrangeiros -mais de 15 mil, segundo o jornal "La Reppublica",
entre eles o pessoal das lojas de
departamentos americanas.
Em Milão, a sensação de incerteza provocada pela recessão não ficou apenas nos números e nas conversas -ganhou
forma na instigante coleção da
Jil Sander, desenhada pelo estilista belga Raf Simons.
A ironia de Simons não teve
limites. Ele se baseou em grande parte em silhuetas convencionais, mas em looks que pareciam rasgado, esfiapados, destroçados. O estilista disse ter se
baseado em trabalhos de land
art (de Christo, Matta-Clark),
que lhe inspiraram certas texturas "erodidas", a paleta de cores (branco e terrosos) e a vaporosidade de certos looks.
Mas o desfile todo seguiu numa via de mão dupla, ora dialogando com land art, ora com o
filme "Zabriskie Point" (1970),
de Michelangelo Antonioni,
mostrado em telas de vídeo na
sala. Os aplausos do público
coincidiram justamente com a
cena em que ocorre a explosão
de uma casa e a exibição em câmera lenta de milhares de produtos rebentados -sequência
interpretada como um ataque à
sociedade de consumo.
O intelectualismo e a ousadia
de Simons, porém, foram exceção na semana de Milão. Nem
mesmo a Prada avançou muito
no terreno movediço dos conceitos. As melhores marcas milanesas se apoiaram em formas
seguras, buscando looks versáteis e pragmáticos, embora sedutores, como nas ótimas coleções da Marni e da Missoni -
esta última abrirá a sua primeira loja no Brasil em novembro.
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