São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Morre, aos 82 anos, aclamado maestro suíço Silvio Varviso

DA REPORTAGEM LOCAL

O renomado maestro suíço Silvio Varviso, morreu ontem, aos 82 anos, na Bélgica. A causa da morte não foi divulgada. Ao longo de seis décadas de carreira, ele foi convidado para se apresentar à frente de algumas das principais óperas do mundo: Berlim (1958-61), Metropolitan (1962-83), Paris e Covent Garden (Inglaterra).
Filho de um cantor, ele iniciou os estudos musicais no conservatório de sua cidade natal, Zurique. Às lições de piano e direção de orquestra, sucederam-se aulas em Viena. A estréia profissional foi em 1944, em Saint-Gall.
Pouco depois, filiou-se à Orquestra da Basiléia, onde fez carreira como assistente, primeiro regente e diretor musical. Em 1965, tornou-se o primeiro regente da Ópera de Estocolmo e, sete anos mais tarde, assumiu como diretor musical geral da Stuttgart Staatsoper.
Em 1980, Varviso trocou a Alemanha pela França, onde comandou a Ópera de Paris. No início da década seguinte, ele foi nomeado primeiro regente convidado da Ópera dos Flandres em Anvers, na Bélgica.


Texto Anterior: Cinema: Roteiro inédito de Kubrick deve virar filme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.