|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Procura-se o franco-brasileiro "Raoni"
do enviado a Los Angeles
Procura-se o documentário indigenista "Raoni" (1978), uma co-produção franco-brasileira premiada com o Oscar do gênero em
1978. Enviar as informações para a
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mais precisamente para seu Arquivo de Documentários (edcarter@oscars.org).
Ao lado da Associação Internacional do Documentário (IDA, na
sigla inglesa), a academia trabalha
para o estabelecimento do mais
importante arquivo de filmes do
gênero.
"Não nos interessam só os premiados com o Oscar", reconheceu
à Folha Michael Friend, diretor do
Arquivo Fílmico da Academia.
Uma lista com 84 títulos prioritários, entre indicados ao Oscar e
premiados pelo IDA, acaba de ser
lançada. Os filmes procurados incluem "A Dor e a Piedade", de
Marcel Ophuls, "Shoah", de Claude Lanzmann, "Mundo sem Sol",
de Jacques Cousteau, e "Breve História do Tempo", de Errol Morris.
A academia mantém um arquivo
desde 1929. A coleção de documentários foi aberta em 1941, com
a criação do Oscar específico,
inaugurado pelo curta britânico
"A Ilha de Churchill".
Três novas preciosidades foram
apresentadas na última quarta-feira, na abertura para convidados do
3º Congresso Internacional do Documentários. "Primary" (Primária, 1961), "Crisis: Behind a Presidential Commitment" (Crise: Bastidores de um Compromisso Presidencial, 1963) e "Faces of November" (Faces de Novembro,
1963) formam a trilogia Kennedy
do diretor e produtor Robert
Drew.
Antes da projeção, Michael
Friend conversou com a Folha sobre a nova ofensiva preservacionista da academia. Leia abaixo
uma síntese da entrevista com o
diretor.
(AL)
Folha - Qual o objetivo do novo
arquivo de documentários?
Michael Friend - Queremos preservar os clássicos do gênero. Não
estamos preocupados apenas com
filmes premiados com o Oscar. Pedimos para os diretores nos confiarem o conjunto de sua obra. Filmes e também vídeos. Não se trata
de fazer novas cópias. Pedimos aos
cineastas acesso aos negativos e fazemos um complexo trabalho de
restauração.
Folha - Qual a dimensão do arquivo?
Friend - Em quatro anos, já temos cerca de mil títulos, muitos
dos quais em vídeo. Nossa nova
ofensiva é a abordagem direta dos
cineastas.
Folha - Foi assim que se originou
a lista que incluía "Raoni" entre os
procurados?
Friend - Sim. Adoraria localizar
uma cópia. Se souber como, peça
para me informarem.
Folha - Há um mercado para essas cópias restauradas?
Friend - O mercado nas salas de
cinema é muito restrito. Talvez se
amplie na televisão com canais por
assinaturas como o Documentary
Channel e o Independent Channel.
Mas não estamos preocupados
com o curto prazo. Pensamos nessa coleção daqui a cem, 200 anos,
como fonte para futuros pesquisadores.
Folha - Como o projeto está sendo financiado?
Friend - A preservação de filmes
é uma das atividades mais caras do
planeta. A academia tem bancado
meu trabalho até aqui. Mas recebemos apoios específicos. O restauro
dos filmes de Robert Drew teve o
apoio financeiro da The Film
Foundation, de Martin Scorsese, e
da Sony Pictures.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|