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FILMES
Entrega Especial
Globo, 15h40.
(Special Delivery). EUA, 2000. Direção:
Mark Jean. Com Andy Dick, David Lewis.
Entregador de encomendas tem, a horas
tantas, de entregar um bebê. Feito para
TV e, claro, para as crianças.
Spot, um Cão da Pesada
SBT, 22h30.
(See Spot Run). EUA, 2001, 94 min.
Direção: John Whitesell. Com David
Arquette, Leslie Bibb. O encontro entre
um carteiro trapalhão e um cachorro
treinado pelo FBI para integrar o serviço
de proteção a testemunhas. Spot é um
cãozinho gracioso, mas meio combalido,
além de estar em filme bem fora do
horário para o qual foi programado.
Intercine
Globo, 1h35.
O drama "A Confissão" (1998, de David
Jones, com Alec Baldwin, Ben Kingsley,
Amy Irving) e a comédia "Loucuras de
Verão" (1973, de George Lucas, com
Richard Dreyfuss, Ron Howard, Paul
Lemat) são os filmes a serem escolhidos
pelos telespectadores nesta noite.
Mulher Nota Dez
SBT, 3h.
(Ten). EUA, 1979, 119 min. Direção: Blake
Edwards. Com Dudley Moore, Bo Derek,
Julie Andrews. Compositor casado,
quarentão, topa com a garota que julga
ser a de seus sonhos. Comédia que
projetou a bela Bo Derek, acompanhada
do baixinho Dudley Moore e da direção
um tanto enferrujada de Blake Edwards.
Somente para São Paulo.
Annie 2 - Uma Aventura Real
Globo, 3h30.
(Annie: A Royal Adventure). EUA, 1995,
92 min. Direção: Ian Toynton. Com Joan
Collins, George Hearn, Ian McDiarmind. A
órfã Annie e dois coleguinhas vão a
Londres assistir à condecoração do seu
"padrinho", mas descobrem que ele está
mesmo é planejando algo de terrível
para a criançada do orfanato. Telefilme
que mais vampiriza e menos prossegue
com o original, que era um curioso
musical temporão rodado por John
Huston em 1982. Pior, a madrugada não
é amiga de uma obra infantil que estaria
melhor encaixada numa sessão da tarde.
(PAULO SANTOS LIMA)
Amoralidade do pós-guerra
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Quem é o autor de "O
Terceiro Homem" (Telecine Classic, 15h50)? Primeiro
ocorre o nome de seu diretor, Carol Reed. Mas, convenhamos, Reed nunca fez
um filme de dimensão nem
mesmo parecida a este, em
que teve como ator Orson
Welles. Não o principal
-este era Joseph Cotten, o
homem que vai procurar
no pós-guerra um amigo e
o encontra dado por morto.
Misterioso, Welles aparece pouco. Quando surge,
faz o mundo se desequilibrar. Espalha uma amoralidade para se justificar e cunha a frase mais célebre do
filme, segundo a qual os
Bórgia produziram morte e
traição, mas disso resultou
a Renascença. Já a Suíça,
com seus 500 anos de democracia, o que nos legou?
"O relógio cuco." Todas as
versões que conheço afirmam que a frase não era do
roteiro. Era de Welles.
MÚSICA
Foo Fighters avança sem olhar para trás
SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO
Exceto pelos primeiros momentos de sua carreira como líder do
Foo Fighters, Dave Grohl não teve
à espreita o fantasma da banda
que o tornou famoso, o Nirvana, e
de quem tornou a banda famosa,
Kurt Cobain.
O recente lançamento de "With
the Lights Out", a caixa que compila raridades do trio de Seattle,
pode fazer as comparações voltarem a rondar Grohl, algo talvez
inevitável, mas não exatamente
justo.
"Everywhere But Home", versão condensada de um DVD ao
vivo do Foo Fighters que o canal
TNT exibe hoje, traz a dupla sensação de que o ex-baterista realiza
muito bem o que se propôs a seguir e que estava certo ao, segundo suas próprias palavras, não ousar competir criativamente com
Kurt Cobain -vivo ou morto.
O especial -basicamente um
show em Toronto, Canadá, com
encerramento no Slane Castle, Irlanda- demonstra que Grohl
montou um sólido conjunto de
composições ao longo de quatro
álbuns, mas que adotam um caminho de passagens bem menos
angustiantes em relação ao seguido pelo Nirvana.
"Breakout", do disco "There's
Nothing Left to Lose" (99), é
exemplo da habilidade de Grohl
em construir refrões que grudam
facilmente no ouvido e ressoam
fortemente na platéia, assim como "Monkey Wrench", de "The
Colour and the Shape" (97), é um
punk pop com levada para cima e
com todas as partes bem amarradas do começo ao fim da música.
Tudo em "Everywhere But Home", inclusive a sua simples edição, revela o Foo Fighters sem a
pretensão de alcançar a grandiosidade e o status de clássico atingido pelo Nirvana, e é aí que as
comparações já não cabem.
Como disse o ex-Smashing
Pumpkins Billy Corgan em relação a "Smells like Teen Spirit",
"você não senta em uma cadeira e
diz: "Vou escrever a música da minha geração'". Grohl sabe muito
bem disso.
FOO FIGHTERS - EVERYWHERE BUT
HOME. Quando: hoje, às 22h, no TNT.
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