São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Setor fará contrapartida

Senado aprova fim de impostos sobre livros

DA REPORTAGEM LOCAL

O Senado aprovou ontem no final da tarde projeto que institui o fim de taxas e impostos sobre a comercialização de livros no país.
Anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) no dia 10, a medida isenta editores, distribuidores e livreiros de carga fiscal que varia de 3,65% a 9,25% na forma de contribuições como PIS/Pasep e Cofins.
Em contrapartida, os editores, representados em acordo firmado no dia 10 por entidades como CBL e Snel, vão contribuir com 1% sobre a venda de livros no país para constituir um fundo de estímulo à leitura. Segundo o coordenador do Plano Nacional de Livro e Leitura/Fome de Livro, Galeno Amorim, o projeto também pretende diminuir em até 10% o preço dos livros em três anos.
A medida que desonera o setor livreiro foi incluída em projeto de lei que altera a tributação do mercado financeiro e de capitais e institui o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e Ampliação da Estrutura Portuária. (CASSIANO ELEK MACHADO)


Texto Anterior: Ilustrada: Autor da Globo se afasta durante 30 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.