São Paulo, sábado, 02 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Crônicas da Província do Brasil" reúne ensaios e textos para jornais

DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto de reedição das obras de Manuel Bandeira teve início com o recente lançamento de "Crônicas da Província do Brasil" (1937), um conjunto de 47 textos, com organização e posfácio de Júlio Castañon Guimarães. O livro saiu com três capas diferentes, com imagens de Pierre Verger, Marcel Gautherot e Alice Brill.
Entre os artigos escritos para jornais como "A Província", de Recife, "Diário Nacional", de São Paulo, "O Estado de Minas", de Belo Horizonte, entre outros meios, estão textos sobre diferentes cidades do Brasil e que tratam de arquitetura colonial, patrimônio histórico, boemia e o cotidiano das ruas.
Entre os destaques está o texto em que Bandeira narra o enterro do sambista carioca Sinhô (1888-1930). Por meio da descrição dos personagens populares que foram a seu funeral, o poeta explica porque o músico foi "o traço mais expressivo ligando os poetas, os artistas a sociedade fina e culta às camadas profundas da ralé urbana". Uma aula para quem acha que "jornalismo literário" é coisa dos dias de hoje. (SC)

CRÔNICAS DA PROVÍNCIA DO BRASIL
Autor:
Manuel Bandeira
Organização: Júlio Castañon Guimarães
Editora: Cosacnaify
Quanto: R$ 48 (320 págs.)


Texto Anterior: Ouça a voz de Bandeira
Próximo Texto: Trechos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.