São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

"DEMOROU PARA EU ME ACEITAR. A FICHA CAIU PRA MIM"

Rodrigo Capote - 5.nov.2010/Folhapress
Preta Gil no camarim da boate The Week, em SP

Preta Gil, que sempre brigou com a balança e chegou a fazer lipoaspiração, diz que parou com as dietas malucas e com "a automutilação". "A ficha caiu pra mim", afirma. Em 2010, a cantora, filha de Gilberto Gil, fez 210 shows e lançou o DVD de seu show, "Noite Preta". "Queria me exibir, me ver no vídeo, que minhas músicas estivessem materializadas para sempre." Ela conversou com a coluna:

 

Folha- Hoje você aceita seu corpo como ele é?
Preta Gil
- É uma questão de ir se conhecendo como mulher e deixar de comprar as paranoias alheias. Demorou para eu me aceitar. Há uns quatro anos, a ficha caiu pra mim. A última vez que me vi magra demais tinha 58 quilos, 30 a menos que hoje. Eu era uma mulher anfetaminada. E mulher que toma remédio para emagrecer é triste, alterada emocionalmente. Quis tomar a rédea da minha vida nas mãos.

Faria uma lipo de novo?
Não tenho a menor coragem. É um processo de automutilação grande. Hoje. olhando meu corpo, não tem nada aqui que de imediato vá resolver; as celulites da minha coxa não irão embora. Descobri que a vida não é imediatismo. Ela tem que ter regras, disciplina. Vou me alimentar melhor para ter energia. Eu sou gulosa. Meu pai também é guloso. Ele só é magro porque faz dieta barra pesada, é macrobiótico. E ele emagreceu 40 quilos quando foi preso, senão seria gordinho (risos).

Não faz mais dietas malucas?
Isso é uma coisa muito cruel, né? A gente quer se espelhar no que vê. E vemos na novela das oito e nas capas de revista mulheres lindas e maravilhosas. Mas aquilo não é realidade. Não faço apologia à gordura, mas se as formas forem volumosas e gostosas, tudo bem. Isso não desvaloriza ninguém.

Posaria nua?
Acho que não. Essa fase passou. E não acredito que qualquer revista de nu feminino vá se arriscar a botar uma mulher real na capa.

Hoje vive da música? Seu pai te ajudou financeiramente?
Eu vivo da minha música 300%. A ajuda do meu pai nunca foi financeira. Por exemplo, eu precisava de um lugar pra morar e fui morar com ele. Quando algumas vezes precisei de dinheiro, quem me ajudou foi a mulher dele, a Flora. Meu pai tem outro temperamento, outra visão, mas não significa te dar dinheiro. Eu vivia de outras coisas, de fazer presença em evento.

Não faz mais presença?
Faço com o maior prazer quando acho que vale a pena. A novela da TV Record que eu fiz ["Caminhos do Coração"], por exemplo, foi por causa de dinheiro. Era irrecusável financeiramente.

COM ELE, NÃO

O "centrão", bloco suprapartidário que dominava a Câmara Municipal de SP, e o PT pretendem impedir que o novo 1º vice-presidente da Casa, Antonio Goulart (PMDB-SP), presida sessões no Parlamento. Querem protestar, segundo um vereador, contra "a traição, o descumprimento de palavra, a embromação" -Goulart havia assinado, em março, documento de que votaria com o "centrão" na eleição para a presidência da Câmara, mas depois se tornou vice de José Police Neto (PSDB-SP). A ideia é derrubar as sessões sempre que houver menos de 28 vereadores na Casa (o quorum mínimo) e Goulart estiver presidindo.

QUESTÃO DE GOSTO
"Lamento, mas respeito a decisão dos meus colegas", afirma o vereador Goulart. "Não tenho vaidade de ocupar a vice-presidência."

POR ESCRITO
Já o vereador Wadih Mutran (PP-SP), sete mandatos em SP, quer mandar cartas para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa para "alertá-los" contra os colegas José Olímpio (PP-SP), eleito deputado federal, e Jooji Hato (PMDB-SP), eleito estadual. Eles também assinaram o documento de que votariam com o "centrão" e depois mudaram de lado. Mutran quer escrever também para Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, da qual Olímpio faz parte.

TEMENTE A DEUS
Jooji Hato diz que "nós todos obedecemos a Deus, assim como os políticos têm que obedecer ao partido". Ele afirma que o PMDB fechou questão em torno de Police Neto e que, se não seguisse a decisão, poderia até sofrer um processo de expulsão. José Olímpio não foi localizado para comentar.

CONTEM COMIGO
O ator José de Abreu diz que pretende "contribuir voluntariamente" com o governo Dilma Rousseff (PT), por exemplo, gravando, dirigindo ou atuando na produção de comerciais institucionais.

PIANO FASHION
O maestro e pianista João Carlos Martins se apresenta ao vivo no desfile da grife Patachou, no Fashion Rio, no dia 11. O tema da coleção são filmes de suspense.

PONTE AÉREA
O empresário José Victor Oliva, organizador do camarote Brahma, na Marquês de Sapucaí, no Rio, há 21 anos, oferecerá um jantar ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB-RJ). O encontro será no dia 20, em sua casa, na zona sul de São Paulo.

PAULISTANA
A atriz Camila Morgado volta aos palcos paulistanos em fevereiro com "Igual a Você", com direção de Ernesto Piccolo. A peça, com textos de autores como Adriana Falcão, ficará em cartaz no teatro Raul Cortez.

VIRADA DE NOVELA
Bruno Chateaubriand e André Ramos fizeram uma festa de Réveillon inspirada na novela "Vale Tudo" (1988), em seu apartamento na avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio. A trilha sonora tinha hits de Lulu Santos e Kid Abelha. Entre as convidadas, Samanta Castro e Marcela Peixoto.

NAS AREIAS DE TRANCOSO
Corrado Tini e André Zanonato, donos da pousada Etnia, em Trancoso (BA), organizaram a festa Etnia Disco Party. O empresário Tato Malzoni e a dasluzete Mica Rocha curtiram a balada no clube Para-Raio, no vilarejo baiano.

Curto-Circuito
Nana Caymmi se apresenta no Sesc Vila Mariana, na sexta, no sábado e no domingo. Classificação etária: 12 anos.

Mário Bortolotto estreia no dia 11, no Teatro Parlapatões, a peça "À Meia-Noite Um Solo de Sax na Minha Cabeça", com Fábio Espósito e Henrique Stroeter. 14 anos.

A banda Mother Funkers abre a temporada de shows de 2011 do Rey Castro Cuban Bar, amanhã, a partir das 23h30. Classificação etária: 18 anos.

O grupo Clave de Fá toca samba de raiz hoje, a partir das 19h, no bar José Menino. Classificação etária: 18 anos.

Carlos Miele e Patricia Viera fazem desfile no Copacabana Palace, no Rio, no dia 9, na abertura do evento Senac Rio Fashion Business.

Marcos Veras comemora aniversário de um ano em cartaz da peça "Falando a Veras", no Teatro Leblon, no Rio, com curta temporada, a partir de sexta. Classificação: 14 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Rainha do gado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.