São Paulo, sábado, 03 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Emissoras pressionam por padrão de TV digital

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Na tentativa de pressionar o governo federal a adotar o padrão japonês de TV digital, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) e a SET (Sociedade de Engenharia de Televisão) vão realizar na segunda quinzena deste mês transmissões de alta definição (HDTV) no Rio.
As duas entidades decidiram anteontem reunir, em um hotel do Rio, antes do Carnaval, jornalistas e representantes do governo federal -Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Ministério das Comunicações. Os convidados também embarcarão em um ônibus, que circulará pelo Rio. A idéia é mostrar a qualidade da recepção móvel do padrão japonês, o preferido das emissoras.
Após o Carnaval, a Abert e a SET irão repetir o evento para autoridades estrangeiras. O governo norte-americano pressiona a Anatel e as emissoras pela escolha do padrão daquele país.
Durante o Carnaval, a Globo irá captar imagens em HDTV (qualidade de DVD, com tela horizontal) no sambódromo do Rio. Receptores de HDTV serão instalados em hotéis. A escolha do padrão de TV digital (japonês, americano ou europeu), prevista para agosto do ano passado, só deve ocorrer depois de março.

OUTRO CANAL

Tentação
J.B. de Oliveira, o Boninho, sugeriu à cúpula da Globo um programa semelhante ao norte-americano "Temptation Island". No programa da Fox, quatro casais são enviados para uma ilha, onde, separados, têm de resistir à sedução de modelos. Mas o projeto tem pouquíssimas chances de emplacar na Globo.

Regras
O contrato entre a Band e a Traffic foi renovado até 2004. Pelo acordo, a Traffic manda tanto quanto a Band no departamento de esportes da emissora. Um conselho, com dois representantes da Band e dois da Traffic, se reúne sempre que houver impasses.

Fábrica
Além do telefilme "O Filho Predileto", a Globo Filmes vai produzir neste ano, para o cinema, "Carandiru" e "Redentor" (com a Conspiração). O último será uma comédia com Miguel Falabella e Pedro Cardoso. "A Partilha", já pronto, deve estrear em maio.

Números
"Laços de Família" bateu todos os seus recordes anteontem. Deu 58 pontos de média e picos de 64. Faltou pouco para superar "O Rei do Gado", que teve 60 pontos em seu último capítulo, em 97. Em tempo: a Globo errou o cálculo da audiência do capítulo de quarta de "Os Maias", que deu 14 pontos -e não 10.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: SP Fashion Bicha! Ossudas desfilam em pet shop!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.