São Paulo, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2006 |
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ÚLTIMA MODA Streetwear é UM LUXO
O streetwear brasileiro vive
uma nova fase: está em busca de sofisticação. Grifes de
forte apelo comercial, como
Cavalera, V.Rom e Redley estão
agregando interpretações "luxuosas" a referências pinçadas
das culturas jovens urbanas, como se viu nos desfiles do Fashion
Rio e da São Paulo Fashion Week.
A coleção de John Galliano para
a Dior foi o acontecimento bombástico dos desfiles de alta-costura, em Paris, no último mês. Calcula-se que, em todo o planeta,
cerca de 1.500 mulheres apenas
ainda compram alta-costura feita
na França. Para esta consumidora
exclusiva, o estilista britânico evocou emblemas da Revolução
Francesa, mostrou roupas banhadas em vermelho-sangue, vestiu
as garotas aristocraticamente de
escarlate e estampou a data de
1789 no colo das modelos, bem
perto de onde a guilhotina adorava lançar a sua lâmina afiada. Galliano é um dos estilistas de "Maria Antonieta", de Sofia Coppola, que, antes de estrear, já se tornou um irradiador de tendências na moda. Com sua glamourização da rainha guilhotinada em 1793, aos 37, o filme é a contribuição hollywoodiana à nova onda de revisão histórica da Revolução e de ataques aos métodos políticos da época do Terror (1793-94). Para o seu desfile, o perverso Galliano disse ter se inspirado também nas revoltas nos subúrbios de Paris (no ano passado), no cinema gótico de Tim Burton e no Marquês de Sade. "O vermelho é o novo libertino, o platinado é a nova Maria Antonieta", declarou. ALCINO LEITE, com Viviane Whiteman - ultima.moda@folha.com.br Texto Anterior: Arte urbana: Mulher pelada "pára" o trânsito nas ruas de São Paulo Índice |
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