São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Guerra ao Terror" assusta "Avatar"

Fotos Divulgação
Cena de ‘Guerra ao Terror', indicado em nove categorias

FERNANDA EZABELLA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Guerra ao Terror", longa de baixo orçamento sobre soldados antibomba no Iraque, e "Avatar", o mais caro e rentável da história, sobre seres azuis de outro planeta, concorrem em nove categorias do Oscar cada um, incluindo melhor filme.
Kathryn Bigelow e James Cameron, diretores das respectivas obras e que foram casados por um curto período nos anos 90, também disputam o prêmio de melhor direção, ao lado de Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios"), Lee Daniels ("Preciosa - Uma História de Esperança") e Jason Reitman ("Amor sem Escalas"). Só três mulheres já entraram nessa categoria, sem ganhar, e Daniels é o segundo negro na disputa.
Pela primeira vez desde 1943, o Oscar dobrou as cinco indicações de melhor filme: além dos cinco citados acima, entraram a animação "Up - Altas Aventuras" e a ficção científica na África "Distrito 9".
"Preciosa" e "Amor sem Escalas" levaram seis indicações. A premiação será em 7/3.
Nessa batalha por estatuetas de ouro, Bigelow sai na frente de Cameron, de acordo com estatísticas da temporada de prêmios. A diretora de 58 anos foi a primeira mulher a ganhar o principal prêmio do sindicato dos diretores, além do prêmio do sindicato dos produtores. Nos últimos 20 anos, os produtores "acertaram" 13 vezes o Oscar de melhor filme.
Dos estrangeiros, a América Latina vem com dois: o argentino "O Segredo de Seus Olhos" e o peruano "A Teta Assustada".
Nas categorias de elenco, o Oscar repetiu as indicações do sindicato dos atores, com exceção de uma atriz. O favorito da temporada é Jeff Bridges, que recebeu sua quinta indicação ao Oscar, desta vez pelo papel de cantor decadente em "Coração Louco". Meryl Streep conseguiu sua 16ª indicação, e Sandra Bullock, sua primeira.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Análise: Oscar deste ano dá de 10 a zero no do ano passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.