São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O áudio não me basta", diz Cozza

Sambista da nova geração reconhecida por grande força cênica, Fabiana Cozza lança primeiro DVD

DA REPORTAGEM LOCAL

Só agora, completados 13 anos de carreira, Fabiana Cozza lança o primeiro DVD.
O registro vem preencher lacuna na carreira da intérprete, considerada por público e crítica como "artista de palco". A própria Fabiana diz ter consciência de que funciona muito melhor ao vivo do que nas gravações, nos discos.
"O áudio não me basta", diz. "Sempre me dediquei a aprender o "expressar-se em cena". E me entreguei tanto ao canto quanto à dança e ao teatro. A música é soberana e me aponta o caminho. Tento redimensionar isso com outras linguagens: a do corpo, a do gestual."
As tentativas de Fabiana estão impressas em "Quando o Céu Clarear", registro do show captado em maio de 2008, no Auditório Ibirapuera.
O repertório é quase o mesmo do CD homônimo, de 2007, e prioriza autores já clássicos.
Estão no disco Baden Powell e Vinicius de Moraes ("Canto de Ossanha"), Wilson das Neves e Paulo Cesar Pinheiro ("O Samba É meu Dom"), João Bosco e Aldir Blanc ("Coisa Feita"), Edu Lobo ("Resolução"), Sérgio Ricardo ("Esse Mundo É Meu"), Gilberto Gil ("Andar com Fé"), Dona Ivone Lara e Jorge Aragão ("Tendência") e Arlindo Cruz ("Malandro Sou Eu"). A nova geração do samba, elevada com Fabiana à luz graças à retomada do gênero na década passada, ganha bem menos destaque no trabalho.

Moda
Já se fala no final desse ciclo, em que o samba atuou como principal ingrediente do pop nacional -o mesmo que gerou Cozza e também Mariana Aydar, Vanessa da Mata, Roberta Sá, entre tantas. Fabiana diz não temer as possíveis mudanças. "A moda aponta tendência, mas não dita regra nem desconstrói o que foi conquistado, enraizado", diz. "O samba do qual eu e muitos outros artistas beberam e bebem não nasce do que está exposto, explícito, "bombado". A patente dele não está aí." (MP)


QUANDO O CÉU CLAREAR

Artista: Fabiana Cozza
Gravadora: Lua Music
Quanto: R$ 36




Texto Anterior: Sá, Rodrix e Guarabyra voltam com CD inédito
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.