São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição reproduz clima dos filmes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Uma operação é habitual no cinema de David Lynch: uma câmera em movimento em tom subjetivo por corredores de um imóvel, que conduz o público a descobrir detalhes da trama. Caminhar por "The Air Is on Fire" reproduz essa sensação. A maior parte dos ambientes é escuro, com iluminação localizada nos objetos.
O material da exposição, produzido desde a infância de Lynch, mas sobretudo depois de 1965, quando ele foi estudar artes na Filadélfia, foi garimpado pelo diretor da Fondation Cartier, Hervé Chandès, que foi dezenas de vezes à casa do diretor.
Na primeira sala, estão enormes cavaletes de madeira e tecido para uma série de pinturas que aproveitam o preto e se referem sempre a casas, concretas ou abstratas. Na segunda sala, a principal, está a série com Bob, o personagem que passeia com seu cachorro e faz coisas inusitadas e violentas, sempre com o humor sardônico de Lynch, com sobreposições de camadas de tinta e objetos como calças jeans, calcinhas, facas, armas e telefones. Há também nos quadros da sala ambientes industriais.
Ambientes que também aparecem em vários momentos no andar de baixo, em que estão apresentadas as fotografias de Lynch, além de conter um espaço para apresentação de filmes experimentais do diretor.
Uma atração é o ótimo catálogo da mostra, que pode ser adquirido pela internet por 50. Nela, além de reproduções de obras da exposição, há um CD com uma impagável entrevista de Lynch com a jornalista americana Kristine McKenna. E além disso, Lynch vai invadir a sessão regular de arte performática da fundação. Nela, ele vai exibir uma performance especialmente criada para o evento, "Carte Blance". A programação está no site www.maisoncartier.fr. (ALEXANDRE WERNECK)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Greenaway será destaque do Videobrasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.