São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




Publicidade do governo na Record cresce 150% sob Lula


Os investimentos publicitários do governo federal na Record cresceram 150,3% de 2003, primeiro ano do governo Lula, a 2007. Propriedade do bispo Edir Macedo, ligado a bancada de parlamentares fiéis ao governo, a Record foi a emissora que registrou maior aumento na obtenção de propaganda de estatais e ministérios. Os dados são da Secom (Secretaria de Comunicação Social).
Em segundo lugar, aparece a Band, com aumento de 128,6%, bem à frente da Globo, que cresceu 58,7% sob Lula, Rede TV! (41%) e SBT (37,1%).
Sob o argumento de que se tratam de dados estratégicos, o governo não divulga quanto investiu em cada rede. Informa apenas que gastou R$ 965,032 milhões em publicidade em 2007, dos quais R$ 576,4 milhões (60%) foram para TV.
O governo nega critérios políticos na distribuição de verbas. Diz que se baseia apenas em aspectos técnicos, basicamente o perfil do público da emissora (a cobertura de todas as classes é valorizada), a variedade e qualidade de sua programação (telejornais e eventos esportivos são mais atraentes) e o custo relativo do espaço.
Segundo José Otaviano Pereira, secretário de comunicação integrada da Secom, os investimentos na Record acompanharam o crescimento de audiência da emissora. Descontando-se a inflação, as verbas na Record cresceram 81%, enquanto sua audiência nacional subiu 88%, diz ele.
Já o crescimento das verbas da Band (65% sem a inflação), TV que praticamente não oscilou no Ibope, se justifica porque a rede ofereceria o menor custo por telespectador. "A Band tem preços relativos bem melhores. Isso pesa na negociação de pacotes, como o patrocínio do Pan", diz Pereira.
De acordo com Pereira, as verbas da Globo, descontada a inflação, cresceram 14,6% de 2003 a 2007, enquanto a rede caiu 10% no Ibope nacional. Também por esse critério, os investimentos no SBT decresceram 0,9%, menos do que sua derrocada de audiência (-23%).
Procuradas, Band e Record não comentaram o assunto.

CINEMA Próxima minissérie da Globo, "Maysa" será gravada com duas novas câmeras de alta definição da Arriflex, marca tradicional de cinema. Elas darão maior perspectiva às imagens.

JUSTIÇA Disponível apenas na TV paga, a TV Justiça vai virar emissora aberta na Grande SP. O Ministério das Comunicações autorizou o Supremo Tribunal Federal a explorar o canal 67. Mas só quem migrar para a TV digital, terá acesso ao canal.

TROCO Na última prova do líder de "BBB", perguntou-se se Aguinaldo Silva ("Duas Caras") tinha abandonado as novelas para se dedicar a reality shows. Foi uma alfinetada do programa pelas críticas a "BBB" feitas por Silva em seu blog.

Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação da TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.