São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Warren Ellis lança HQ gratuita on-line

"Freak Angels", de atualização semanal, traz grupo de adolescentes telepatas em uma Londres futurista

DA REPORTAGEM LOCAL

"Há 23 anos, 12 crianças estranhas nasceram na Inglaterra no mesmo exato momento. Há seis anos, o mundo acabou. Esta é a história do que aconteceu depois."
É com essa introdução -e uma imagem do palácio de Westminster, com seu célebre Big Ben, quase totalmente submerso pelas águas do Tâmisa- que o britânico Warren Ellis dá início à saga de "Freak Angels", sua nova HQ on-line gratuita.
A ficção futurística de Ellis, com arte de Paul Duffield, começou a ser publicada no último dia 15, no site www.freak angels.com, e ganha um capítulo por semana -sua duração é indeterminada, segundo o próprio autor.
"É uma história com final aberto. Nunca fiz quadrinhos semanais, diferentemente de muitos de meus colegas britânicos, então isso é divertido para mim. Já temos um monte de páginas prontas", disse Ellis em seu site.
Até agora, já estão na rede três episódios, cada um com seis páginas, a maioria delas dividida em quatro quadros (algumas em dois).
A história -que remete ao livro/filme "A Cidade dos Amaldiçoados", segundo Ellis- fala deste sexteto de jovens telepatas nascidos simultaneamente, os tais "freak angels" (que têm jaqueta e tudo, remetendo aos motoqueiros Hell's Angels).
Os leitores já foram apresentados a três dos "anjos bizarros": a decidida e esperta KK, o calmo e racional Connor e o isolado Karl, insatisfeito com os demais membros.
Também já foram mencionados Mark (a ovelha desgarrada do grupo, que cometeu um assassinato que dispara a trama) e Sirkka -falta conhecer um.
A trama (até agora) se passa numa Londres pós-apocalíptica, quase toda submersa pelas águas do rio Tâmisa, e Ellis já deu pistas de que os angels têm culpa no fim do mundo.

Estrela britânica
Warren Ellis é um dos mais badalados autores britânicos recentes -sua carreira começou nos anos 1990, trabalhando para a Marvel, depois para a DC e seus subselos.
Ellis já teve diversos de seus trabalhos publicados no Brasil ("Hellblazer", "The Authority", "Planetary"), com destaque para sua melhor (e mais longa) obra, "Transmetropolitan", que conta as aventuras do jornalista gonzo Spider Jerusalem, uma espécie de Hunter S. Thompson futurista, de uma América distópica.
Suas obras -e "Freak Angels" é mais uma prova- são marcadas pela linguagem coloquial (e cheia de palavrões) e pela observação sociocultural, crítica e irônica.
A HQ on-line é toda escrita em inglês e recomendada para maiores de 16 anos (tem palavrões, sexo e violência).
(MARCO AURÉLIO CANÔNICO)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Como, quando e onde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.