São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta Domingos Oliveira filosofa sobre os prazeres da vida

Diretor de "Todas as Mulheres do Mundo" estreia série hoje no Canal Brasil

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Cercado de amigos, Domingos Oliveira começa sua nova empreitada no Canal Brasil. Seu programa anterior, "Swing", tratava do casamento. Agora, o cineasta se une em novo projeto com sua mulher, Priscilla Rozenbaum, para discutir os prazeres da vida. A estreia de "Coisas pelas quais Vale a Pena Viver" entrevista o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, com quem estrelou o filme "Juventude". A ideia é mostrar em detalhes o último dia da peça "Moby Dick", sob direção de Aderbal, no teatro Poeira, no Rio.
Priscilla e Oliveira não querem fazer um tradicional making of. São 24 "documentários subjetivos e autorais", segundo definem na abertura. Os dois repórteres desfiam filosofices por 24 minutos de duração. "O teatro é como a vida: fugaz." A câmera vai e vem entre cenas da peça, entrevistas com os atores, a entrada do público, as impressões sobre o teatro.
A intimidade do casal com os temas trazem os momentos divertidos. Priscilla revela, por exemplo, o nível alcoólico da peça. "Os atores começaram bebendo Red Label e terminaram no Dreyer", entrega, enquanto mostra as garrafas consumidas durante a temporada. A série seguinte mostra um dia na praia com a jogadora de vôlei Isabel. A velhice e a finitude dão um clima de nostalgia. Por vir, está o tema mais promissor: a filosofia de bar. Disso Oliveira entende bem.


COISAS PELAS QUAIS VALE A PENA VIVER

Quando: estreia hoje, às 21h30; qui., às 16h, e sáb., às 14h
Classificação: livre




Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Machezas de escritor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.