UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Castelo abriga a coleção de armas de Brennand

DO ENVIADO A RECIFE

Imagine um castelo em estilo inglês, com fossos, vitrais de uma igreja, as paredes forradas de armas brancas (facas, espadas, floretes). No centro de suas salas, procure visualizar uma coleção de armaduras do século 16. E, como em todo castelo, paredes falsas tornam-se portas que levam a passagens secretas. Nas paredes, espalhe ainda alguns quadros orientalistas com mulheres nuas. Depois coloque todo este conjunto no meio da Mata Atlântica que rodeia Recife.
Parece um delírio, certo? Pois esse lugar existe e é o Castelo São João, museu do Instituto Ricardo Brennand, que guarda a excêntrica coleção do artista plástico Ricardo Brennand, e estará aberto ao público a partir da próxima quarta-feira. Ele fica ao lado da Pinacoteca que expõe as telas de Frans Post e funciona nos mesmos horários.
Há mais de 50 anos, Ricardo Brennand coleciona armas brancas. "Comecei com um canivete, que ganhei de meu pai aos 12 anos", conta o colecionador. A coleção do Castelo São João constitui hoje o maior acervo do gênero das Américas. (FC)


Texto Anterior: A primeira impressão
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.