São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço
Record, 15h30.  

(Spaceballs). EUA, 1987, 96 min. Direção: Mel Brooks. Com Bill Pullman. Paródia de "Guerra nas Estrelas", num momento em que o humor de Brooks já parecia mais que previsível.

A Família Buscapé
Globo, 15h55.   

(The Beverly Hillbillies). EUA, 1993, 94 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Jim Varney. Família de caipiras leva seu "novo-riquismo" para Beverly Hills.

Cidade de Deus
Globo, 22h05.     

Brasil, 2002, 131 min. Direção: Fernando Meirelles. Com Matheus Nachtergaele. O cotidiano de uma favela carioca, da perspectiva da violência, deixa muito a discutir: será um elogio da violência, uma distorção do que seja a favela? Ou a justa revelação de um submundo que nos apavora, a nós gente da classe média? De todo modo, o talento do filme é inegável, a cena dos marginais furando a bola dos meninos, logo no início, notável. E um filme lançar tantas dúvidas sobre si mesmo não deixa de ser um mérito. Deixa o tempo decidir sobre ele um pouco. Inédito.

Nas Ondas do Amor
SBT, 22h30.   

(Board Heads). Austrália,1998, 90 min. Direção: John Quinn. Com Alex DeBoe. Quando é despejado, surfista promove festa de despedida do apartamento onde mora. Reúne a moçada, seus problemas amorosos vêm à tona e tendem a ser resolvidos.

Intercine Globo, 2h35.
A semana começa bastante brasileira, o público pode escolher entre "Mauá - O Imperador e o Rei" (1999, de Sérgio Rezende, com Paulo Betti) e "Romance da Empregada" (1988, de Bruno Barreto, com Betty Faria). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale de segunda a sexta).

A Noiva Assassina
SBT, 3h15.  

(Praying Mantis). EUA,1993, 90 min. Direção: James Keach. Com Jane Seymour. Após matar cinco maridos, viúva negra prepara-se para atacar o sexto. O FBI prepara-se para contê-la.

Um Robô Especial
SBT, 4h30.  

(Too Much). EUA, 1987, 88 min. Direção: Eric Rochat. Com Bridgette Andersen. Menina faz amizade com um robô, no Japão. O encontro de três mitos tecnológicos: robôs, Japão e juventude. Só para SP. (IA)

TV PAGA

A cartilha que rege o cinema

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"O Clã das Adagas Voadoras" é um filme recente e de ação. Tem um diretor conhecido e produção requintada. Mas, sendo chinês e um tanto aborrecido, foi, é claro, parar no Telecine Cult, onde passa à 0h20.
O fato é que Zhang Yimou, esteta consumado, exorbita no desejo de fazer bonito (que sempre teve) e deixa o espectador enjoado, ao narrar a história da garota bela, cega e consumada espadachim que participa de uma organização de inimigos do imperador.
É esse o problema das programações mandrake: "O Clã" seria ruim em qualquer canal. Jogado no Cult, seu vício de origem, na verdade, agora é ser "intelectual", "artístico", "cabeça". O Telecine reza hoje pela cartilha do "antiintelectualismo", que, no mais, é quem dá as cartas no cinema atual.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.