São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ombudsman prega fim de jornal na Cultura




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em artigo publicado no site da TV Cultura, o ombudsman Osvaldo Martins defende a extinção dos telejornais da emissora, que consomem anualmente quase R$ 100 milhões de recursos públicos.
Dirigentes e conselheiros da Cultura, diz Martins, "deveriam discutir seriamente a necessidade, ou a conveniência, de manter ou extinguir o jornalismo". Ombudsman da Cultura desde 2004, Martins é um ferrenho crítico do jornalismo da emissora, que, para ele, está no "fundo do poço".
"A Cultura poderia ser uma boa TV pública, melhor que a atual, sem jornalismo. Refiro-me ao jornalismo do dia-a-dia, dos telejornais", defende. "A Cultura poderia destinar todo o orçamento dos telejornais à produção de documentários e programas de conteúdo jornalístico, sem a obrigação de correr atrás da notícia do dia." E sentencia: "Do jeito que está, o que se vê é um gigantesco desperdício de dinheiro. Com o agravante de se tratar, em boa medida, de dinheiro público".
Martins considera também a "hipótese" de manter os telejornais. "Nesse caso, tem que mudar quase tudo. Jornalismo não combina com marasmo, acomodação e preguiça", diagnostica.
O texto (em www.tvcultura.com.br/ombudsman) surtiu efeito. Na última sexta, Pola Galé, diretor de jornalismo da emissora, colocou o cargo à disposição. Será substituído, no próximo dia 10, por Albino Castro (ex-SBT).

OUTRO CANAL

Omelete 1 "Sinhá Moça", atual novela das seis da Globo, tem texto e imagem muito superiores aos de sua antecessora, "Alma Gêmea". Mas o público nem sempre quer qualidade.

Omelete 2 Comparada com as duas últimas semanas de "Alma Gêmea", "Sinhá Moça" derrubou a audiência da Globo no horário em um terço, ou 16 pontos, para 30. Em relação à primeira quinzena de "Alma Gêmea", "Sinhá" está cinco pontos abaixo.

Mercosul Em alta no Ibope e líder absoluto de audiência desde 2002, o "Caldeirão do Huck" completa seis anos no ar no próximo sábado. Comemora com novos quadros e cenário -inspirado no estádio argentino La Bombonera, com arquibancadas quase verticais.

Alfinete A novela "Prova de Amor", da Record, voltou a dar médias acima de 20 pontos na semana passada, um feito para a emissora. Voltou também a encostar no "Jornal Nacional" -na terça, durante um minuto, ficou apenas dois pontos atrás, segundo dados consolidados do Ibope.

Cartório O comentarista de futebol Walter Casagrande Jr. pediu à Globo licença por tempo indeterminado. Segundo a emissora, seu afastamento não tem nada a ver com doença nem com uma entrevista em que criticou Galvão Bueno. Casagrande pediu tempo, diz a Globo, para resolver problemas pessoais.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.