São Paulo, sábado, 03 de abril de 2010

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Filme e livro usam apocalipse para conto moral

"A Estrada", que chega aos cinemas na próxima sexta, é baseado em livro premiado do autor Cormac McCarthy

"É a dimensão humana que me interessa no espetáculo de destruição", diz John Hillcoat, que dirigiu "A Estrada" e "A Proposta"

Divulgação
"A Estrada", longa com Viggo Mortensen e Kodi Smit-McPhee, que estreia na próxima sexta

FERNANDA EZABELLA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em "A Estrada", o apocalipse é apenas pano de fundo para um conto moral, dentro de uma história de amor entre pai e filho. "É a dimensão humana que me interessa no espetáculo de destruição", explica o diretor australiano John Hillcoat, 48.
O longa-metragem, que estreia na próxima sexta, foge do gênero filme-catástrofe de "2012" ou da caricatura de fim de mundo de "Zumbilândia", ainda que tenha também seus zumbis e canibais próprios.
A história é baseada na obra de mesmo nome do autor americano Cormac McCarthy, vencedora do prêmio Pulitzer de literatura em 2006. O ator Viggo Mortensen faz o pai que perambula pelos EUA ao lado do filho (Kodi Smit-McPhee), em direção ao mar, num território devastado, cinza, quase preto e branco, enfrentando situações de embate entre bem e mal -como quando o menino tenta ajudar um velho solitário (Robert Duvall) e o pai hesita.
"Para mim, a parte mais tocante do livro são os personagens. Existem sim elementos de horror, a frieza, mas isso em relação a como as pessoas se comportam", diz Hillcoat à Folha por telefone. "O livro é sobre o bem que existe dentro de cada um. O mal está lá, e o medo sempre o traz à tona [...] Toda a razão do filme é que o homem é um bom homem, e ele vira um homem mau, e nós entendemos o porquê disso."
O diretor contou que teve acesso ao livro antes mesmo de sua publicação e antes do sucesso do filme "Onde os Fracos não Têm Vez" (2007), outra adaptação de uma obra de McCarthy, dirigido pelos Coen e ganhador de quatro Oscars.
"Ele foi ótimo, nunca pediu pelo roteiro e nós também não mostramos; não queríamos nos sentir intimidados", conta o diretor, explicando que o escritor aceitou fazer a voz do narrador do filme após ver uma versão inacabada do longa.
Entre as concessões naturais para adaptar o livro ao cinema, Hillcoat cortou personagens e mudou pequenas coisas que, na vida real, não funcionariam, como andar na floresta com um carrinho de supermercado, usado pela dupla para carregar seus pertences. "Também colocamos flashbacks mais frequentes porque queríamos mostrar o homem carregando a memória da mulher."
Charlize Theron faz esse papel, em flashbacks ensolarados, antes do apocalipse enigmático, para o qual não há explicação nem no livro nem no filme. Após a tragédia, ela se vê incapaz de seguir em frente.
"O homem tende a ser o pai ausente, que sob pressão abandona a família, enquanto a mãe está sempre lá. O livro traz outra visão e achei isso estimulante", diz o diretor, que filmou "A Estrada" ao próprio filho, assim como fez McCarthy. "É tudo muito verdadeiro. Sob grande pressão, você tem esses dois cenários na vida."

País real e arrasado
O trabalho mais conhecido de Hillcoat é seu filme anterior, o faroeste "A Proposta" (2005), com roteiro do músico conterrâneo Nick Cave, com quem mantém longa parceria e que assina a trilha sonora de "A Estrada". "Ele é muito agradável, nos damos muito bem de forma criativa, trabalhamos juntos em todos os filmes que fiz", diz.
Para conseguir os cenários desoladores, a produção viajou por quatro Estados norte-americanos e filmou em 50 lugares diferentes. Foram registradas as paisagens vulcânicas do Oregon e regiões desérticas da Pensilvânia, devastadas pelas explorações de minérios. Na cidade de Pittsburgh, por exemplo, eles acharam uma longa estrada abandonada, com um túnel, por onde surge um caminhão levando uma gangue de canibais armados, dos quais pai e filho precisam se esconder.
"Viajamos tanto porque tudo no filme é real e nem todo os EUA está assim, devastado; apenas algumas partes", diz.


A ESTRADA

Diretor: John Hillcoat
Produção: EUA, 2009
Com: Viggo Mortensen
Onde: estreia sexta que vem
Classificação: não informada




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