São Paulo, domingo, 03 de abril de 2011

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Planos para 2011 têm gêneros consagrados

Para produtor, anúncio precoce de formatos não consolidados é parte de estratégia agressiva de emissoras

Projetos mais recentes apostam em formatos de "talk show" e games com grandes prêmios em dinheiro

DE SÃO PAULO

Em janeiro de 2010, Luciana Gimenez foi aos EUA entrevistar empresários de sucesso. O encontro visava promover o novo título que a Rede TV! estrearia três meses depois, "No Tanque dos Tubarões", de cuja versão original os executivos participavam. Um ano depois, a atração não foi ao ar, e os direitos sobre ela expiraram.
"Não saiu porque não pudemos abrir espaço que fizesse jus a ele. Acontece com todas as redes, que compram produtos que não se encaixam na grade", explica Mauricio Tavares, do canal.
Na Record, não houve lançamento oficial, mas anúncios informais davam conta de que o canal teria produções como "Quem Quer Ser um Milionário?" e "Project Runway". Eles não vieram e, neste ano, o reality sobre moda será lançado pela Band.
Para o diretor de produção da FremantleMedia, Celso Tavares, os casos não configuram um excesso por parte das emissoras na divulgação. "Às vezes, o anúncio é parte de uma estratégia de marketing mais agressiva."
Já Helio Vargas, diretor-geral artístico e de programação da Band, atenta para o fato de produções de vida curta não serem exclusividade brasileira. "Só entre 20% e 25% de todos os programas no mercado de entretenimento duram mais que um ano. Mesmo os EUA lançam por temporada dezenas de produtos e jogam 75% fora."
"O momento ainda é bom, mas, às vezes, algo produzido por seis meses, num horário competitivo, é bem-sucedido mesmo que não continue no ar", diz Diego Barredo, gerente de conteúdo da Cuatro Cabezas.
"O mercado amadureceu e os formatos estão em todas as emissoras, de forma mais conservadora e levando em conta sabores locais", avalia Tavares.
Talvez por isso, os formatos novos prometidos para 2011, pareçam menos arrojados que os do ano passado, e mais próximos de atrações já conhecidas do público, como "talk shows" e grandes prêmios em dinheiro.
Procurados, os demais canais não responderam aos pedidos de entrevista até o fechamento desta edição. (CC)


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