São Paulo, domingo, 03 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA

Choro e samba têm histórias contadas em produções feitas para especialistas

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Mais do que filmes sobre músicos, "As Batidas do Samba" (2010) e "Seu Cavaco, Dom Bandolim e o Choro de Mestre Duduta na Rainha da Borborema" (2010) são filmes para músicos.
Ambos têm personagens centrais bastante humanos, figuras importantes na evolução do samba (o primeiro) e do choro (o segundo). Mas o protagonista, nos dois casos, é ela -a música.
Há histórias e causos sendo contados ao fundo, mas o que se vê em primeiro plano são aulas de música, sessões de improviso, instrumentos sendo fabricados.
"As Batidas..." equilibra melhor o que interessa só ao músico e também ao espectador comum. Conta com reconstituição cronológica evolutiva do samba -desde o jongo até o pagode- e personagens como Monarco, Wilson das Neves, Paulão 7 Cordas e outros bambas.
Com produção menos requintada, "Seu Cavaco..." procura construir o perfil do paraibano José Ribeiro da Silva, o Mestre Duduta.
Aos 77 anos, ele é figura importante no universo do choro em Campina Grande (PB), influenciando novas gerações locais há mais de cinco décadas. Esse é só para chorões.

AS BATIDAS DO SAMBA
DIREÇÃO Bebeto Abrantes
QUANDO amanhã, às 19h, no Reserva Cultural, e terça (5/4), às 16h, na Cinemateca, em São Paulo; quinta (7/4), às 11h, no Ponto Cine Guadalupe, no Rio
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ótimo

SEU CAVACO, DOM BANDOLIM E O CHORO DE MESTRE DUDUTA NA RAINHA DA BORBOREMA
DIREÇÃO Riccardo Migliore e Thaíse Carvalho
QUANDO hoje, às 16h, na Cinemateca, e quarta (6/4), às 17h, no Reserva Cultural, em São Paulo; sábado (8/4), às 11h, no Ponto Cine Guadalupe, no Rio
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular




Texto Anterior: Crítica: "Reagan" joga luz sobre ex-presidente e respeita inteligência da plateia
Próximo Texto: Folha.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.